Os 20 anos de criação artística do coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes vão ser assinalados no próximo mês de outubro no Teatro São João, no Porto.
Corpo do artigo
"Bantu", a nova criação de Victor Hugo Pontes, vai estar no palco do Teatro Nacional São João entre os próximos dias 5 e 8 de outubro, numa celebração das duas décadas de percurso artístico do coreógrafo, nascido em Guimarães há 45 anos.
Resultado de um convite endereçado a Victor Hugo Pontes pelos Estúdios Victor Córdon e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, para o desenvolvimento de uma nova criação de dança com intérpretes moçambicanos e portugueses, a peça "explora o caminho que conduz à linguagem universal da dança", a partir dos múltiplos significados de "Bantu", o qual "tanto designa uma família de línguas faladas na África subsariana, mas pode nomear uma linguagem própria que sobreviveu à imposição das línguas europeias, um mecanismo identitário, um signo que permaneceu intacto".
Licenciado em Artes Plásticas – Pintura (FBAUP). Victor Hugo Pontes iniciou a carreira como criador em 2003, com "Puzzle", depois de um percurso como intérprete em que trabalhou com diversos encenadores e coreógrafos como Nuno Carinhas, Lygia Pape, Clara Andermatt, David Lescot e Joana Craveiro
É desde 2009, o diretor artístico da Nome Próprio – Associação Cultural e desde 2012 professor do curso de Teatro da Universidade do Minho.