Luso-venezuelana de 14 anos, que mora em Ílhavo, fica em 2.º lugar com canção composta pela própria. Cantor de 11 anos da Geórgia vence o concurso musical europeu.
Corpo do artigo
Victoria Nicole, concorrente portuguesa da Eurovisão Júnior, arrecadou este sábado em Madrid, Espanha, o prémio de segundo lugar do concurso infantil. É a melhor qualificação de sempre para Portugal.
A menina de 14 anos era tida como favorita para ganhar a Eurovisão Júnior, cuja final decorreu no auditório Caja Mágica e foi trabnsmitida em direto pela RTP1, mas acabou por perder para o concorrente georgiano Andria Putkaradze. A Geórgia ganhou pela quarta vez a Eurovisão Júnior.
Favorita do público europeu
Ainda houve um momento em que a possibilidade de vitória para Nicole deixou os portugueses em suspenso: quando Portugal somou 117 pontos na votação do público europeu - esse valor garantia o 1.º lugar. Mas os júris nacionais também votam e apenas lhe deram 96 pontos. No agregado final, Victoria Nicole obteve 213 pontos e quedou-se pelo 2.º lugar.
A sua apresentação, muito intensa e segura, com uma poderosa voz de agudos, a envergar um vestido verde-menta com folhinhos, fez dela a favorita dos espectadores.
O pequeno georgiano Andria Putkaradze, de 11 anos, que cantou o tema “To my mom”, foi muito menos votado pelo público (apenas 69 pontos), mas colheu as preferências dos júris nacionais (170 pontos). No agregado ficou com 239 pontos - e o 1.º lugar do pódio.
“Foi incrível!”, diz Vicky
No fim do concurso, Vicky, como é carinhosamente tratada Victoria Nicole, disse em entrevista à RTP: “Foi incrível!”. E agradeceu os votos do público que quase a elevaram ao topo. “Tentei dar o melhor de mim”, acrescentou.
O tema “Esperança” com que representou Portugal foi composto pela menina de 14 anos em conjunto com Nininho Vaz Maia, o seu mentor no formato televisivo “The Voice Kids”, da RTP1, cuja vitória na quinta edição lhe garantiu o bilhete para a Eurovisão Júnior. Também teve ajuda de Bárbara Tinoco.
Menina mora em Ílhavo
Victoria Nicole nasceu na Venezuela há 14 anos, mas reside em Ílhavo, Aveiro, desde que fez oito anos. Foi lá que aprendeu português com os primos.
A sua canção “Esperança” foi cantada metade em português e metade em castelhano. A letra diz assim: “Cada dia mais uma montanha/ Que a minha alma apanha/ Sem pensar no amanhã/ Cada dia uma conquista/ Que no final do dia/ Enche o meu coração/ Eu acredito no meu sonho/ E vou lutar/ Para um dia o concretizar”.
O refrão em castelhano fala de sonhos: “Necesito esperanza/ Por um día mejor/ Una vida mejor/ Por todos mis sueños”.
Victoria Nicole, que já toca piano e ukulele, sonha agora ser cantora profissional.