Um programa com exposições, oficinas, atividades para crianças e concertos, assinala, a 13 de junho, em Lisboa, o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).
Corpo do artigo
De acordo com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS), para festejar o aniversário da artista naquele dia, que coincide com o dia de Santo António, vão ser realizadas várias atividades gratuitas entre as 10 horas e as 19 horas, no museu, no Jardim das Amoreiras e na Casa Atelier Vieira da Silva.
Do programa fazem parte concertos de Lula Pena e de Gabriel Godoi, bem como a exibição de excertos do documentário "Fernando Lemos. Um filme que anda a ser feito", de Jorge Silva Melo, sobre o artista português que se radicou no Brasil durante o período da ditadura do Estado Novo.
"E agora é a vez de encontrarmos Fernando Lemos, artista que em 1953 se foi embora. Para o Brasil, cortando com tudo, namorada, família. Para não mais voltar. E que a partir dos anos 1980, Portugal foi redescobrindo, fotógrafo, gráfico, poeta, pintor, artista que ainda há dias recebeu o maior prémio do Brasil dedicado às artes", assinala o realizador num texto sobre o documentário.
Estão ainda previstas no programa visitas guiadas às exposições atualmente patentes no museu, como "Interferências", de Jorge Martins, e da coleção do museu dedicado a Maria Helena Vieira da Silva e ao marido, o artista Arpad Szenes.
Também serão realizadas atividades com jogos populares, como o jogo do pau, artesanato, uma feira do livro de arte e oficinas.
É o quinto ano consecutivo que a Fundação Vieira da Silva celebra o aniversário da pintora, nascida no dia 13 de junho, há 109 anos, com um programa alargado de iniciativas gratuitas.
De acordo com a fundação, o objetivo deste programa é promover o conhecimento da artista e da sua obra, atraindo novos públicos, e revitalizar o Jardim das Amoreiras, como espaço de lazer e como polo cultural e artístico, em parceria com outras instituições.
Criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes pintoras portuguesas, e instituída por decreto-lei em 10 de maio de 1990, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva tem como missão garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público possa contactar permanentemente com a obra dos dois pintores.