Um espetáculo de dança e dois concertos no fim de semana para assinalar os 18 anos sala de espetáculos vimaranense.
Corpo do artigo
As celebrações do aniversário do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) arrancam esta sexta-feira com a apresentação da peça da dupla de coreógrafos portugueses Jonas & Lander, “Cascas d’Ovo”, e prossegue no fim de semana com dois concertos. No sábado a Orquestra de Guimarães junta-se a Gabriel Prokofiev e a Mr Switch e no domingo, ao final da tarde, os jardins ficam por conta da música de Pedro Mafama, neste caso com entradas gratuitas.
Apesar de já terem apresentado vários trabalhos, em Guimarães - em junho passado fizeram sucesso com o espetáculo “Bate Fado” -, Jonas & Lander nunca mostraram ao público vimaranense a sua primeira criação conjunta, “Cascas d’Ovo” (2013). Eis agora, nos 18 anos do CCVF, a oportunidade de apresentarem uma peça que explora a possibilidade de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão.
No sábado, Gabriel Prokofiev (neto de Sergei Prokofiev) dirige um concerto a partir do seu repertório, onde cruza a linguagem clássica com a eletrónica, “turntablism” e outras estéticas. O compositor tem um grande conjunto de obras orquestrais e de câmara e compôs sete concertos (três com “turntablism”), bem como várias obras eletrónicas, muitas vezes combinando sintetizadores e “samples” com instrumentação clássica.
No domingo, a festa de aniversário faz-se no jardim do CCVF porque “bailar assim sabe tão bem”, como diz a letra de uma das canções de Pedro Mafama. O cantor traz a Guimarães o seu novo álbum, “Estava no abismo mas dei um passo em frente”, para pôr toda a gente a dançar “até ao pôr do sol”.