Uma série especial de vinhos verdes divididos em duas gamas: solos e parcelas
Corpo do artigo
Quando se fala em Aveleda, é inevitável pensar em vinho verde produzido com enologia de excelência e viticultura de precisão. Neste sentido, a Aveleda decidiu alargar o seu portefólio de vinhos com uma "Special Series" dividida em duas gamas: a gama Solos e a gama Parcelas. Apresentamos um de cada para aguçar o apetite de todos os leitores.
Aveleda Solos de Xisto | Alvarinho | 2018 | PVP.: 9,99 €
O Aveleda Solos de Xisto: com a criação da gama Solos, a Aveleda pretende demonstrar como a diferença do solo pode influenciar o perfil organolético do vinho. No caso do xisto, por ser uma rocha facilmente quebrável, a raiz da planta consegue ser mais profunda. Por isso, a sua capacidade de retenção de água é maior, dando origem a vinhos com mais volume de boca e mais untuosos quando comparados com vinhos em solos de granito.
Na prova, sobressaem notas de fruta tropical, cítrica madura e flores brancas. Na boca é aveludado e de acidez equilibrada, revela notas de toranja madura, manga e abacaxi. O final é longo e harmonioso.
Aveleda Parcela do Roseiral | Alvarinho | 2018 | PVP.: 19,99 €
O Aveleda Parcela do Roseiral: o terroir é o protagonista desta gama de vinhos onde, a cada ano. É perfeito para a casta Alvarinho pela frescura e fertilidade do solo para maximizar a componente aromática e minimizar a presença de compostos que transmitem sensação de amargor ao vinho.
Em prova, revela aroma a frutos cítricos e fruta tropical, com nuances de madeira a sobressair com a agitação. Na boca, os aromas a manga e abacaxi são mais evidentes, juntam-se-lhes madressilva e toranja madura. Um vinho com excelente acidez e com o equilíbrio perfeito entre mineralidade e fruta. Muito delicado e suave, com um final longo a sobressair o estágio em madeira.
PARA A SEGUNDA SÉRIE DESTA RUBRICA, O JN DESAFIA OS PRODUTORES A APRESENTAREM OS SEUS VINHOS