Exposição na Feira de S. Mateus exibe mais de 30 criações em BD sobre a vida e a obra do poeta Luís Vaz de Camões.
Corpo do artigo
"Camões na Banda Desenhada" é o título da exposição que é inaugurada oficialmente este domingo, dia 10 de agosto, pelas 15 horas, na Feira de S. Mateus, em Viseu. Patente no Pavilhão Multiusos é, segundo a organização a cabo do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV), a maior e mais arrojada exposição de BD já apresentada no local.
Destinada a celebrar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, incorpora 22 painéis ilustrativos de mais de três dezenas de obras de autores que, em Portugal e um pouco por todo o mundo, desenharam a vida de Camões ou a sua obra intemporal, "Os Lusíadas".
Na mostra, é possível admirar pranchas dos portugueses José Ruy, José Garcês, Artur Correia, Fernando Bento, Eugénio Silva, Carlos Alberto Santos, Jorge Miguel ou Luís Afonso, bem como de versões estrangeiras criadas na Bélgica, no Brasil ou no México. Para além da BD, são também evocadas coleções de cromos, capas e outras publicações, num levantamento exaustivo, crítico e pedagógico.
Aquando da presença da exposição em Moura, foi lançada uma publicação alusiva, "Camões na obra de Carlos Alberto Santos e Lembranças de Carlos Alberto", que aborda a extensa obra daquele artista em torno da temática Camões. Aqui, destaca-se, nomeadamente, a célebre coleção de cromos que encantou gerações, numa evocação de João Manuel Mimoso, que conheceu e privou de perto com o desenhador, o que permitiu uma visão mais pessoal, sem que fosse perdido o rigor necessário numa publicação deste género, que contribui para recuperar e preservar uma parte importante do património cultural português.
A exposição "Camões na banda desenhada" irá permanecer na feira de S. Mateus até ao dia 21 de setembro. Depois dessa data irá percorrer em itinerância diversas escolas, associações e autarquias, num processo didático e pedagógico de grande alcance cultural e social.
Organizada em colaboração com a Câmara Municipal de Moura, onde já esteve patente em maio último, e com o apoio institucional da Viseu Marca e a colaboração da Câmara Municipal e da Freguesia de Viseu. A produção e montagem estiveram a cargo de Carlos Rico, com colaboração de Luiz Beira, Carlos Moreno e Carlos Almeida (GICAV).