O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, vai assinalar neste sábado o Dia Mundial da Juventude com entradas gratuitas para jovens entre os 12 e os 29 anos e a promoção de várias iniciativas para aquela faixa etária.
Corpo do artigo
Neste sábado, dia em que o Museu Nacional Soares dos Reis preparou uma programação especial a pensar nos mais novos – por ser Dia Mundial da Juventude, os visitantes dos 12 aos 29 anos não pagam bilhete e têm acesso a várias iniciativas –, ganha ainda mais sentido a visita à sua mais recente exposição temporária.
“Portreto de la animo” é o título da mostra que reúne dezenas de retratos e autorretratos que fazem parte da Coleção Treger Saint Silvestre, considerada um dos mais significativos acervos de arte bruta no mundo.
As múltiplas expressões da (auto)representação estão em evidência numa coleção cujos patronos, Richard Treger e António Saint Silvestre, procuraram seguir o exemplo do lendário artista francês Jean Dubuffet, um “pioneiro na recolha de produções artísticas que se convertem em relatos do inconsciente”.
Com curadoria de António Saint Silvestre, “Portreto de la animo” assume ainda o propósito de, segundo a organização, contribuir para fomentar a discussão e reflexão sobre saúde mental sugerida pela arte e pelos artistas.