É um dos maiores sambistas do Brasil: Zeca Pagodinho vai aquecer o outono português com duas atuações ao vivo: no dia 6 de Novembro estará no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, e no dia 8 atua na Super Bock Arena, no Porto.
Corpo do artigo
Irreverência, jocosidade e uma das poucas unanimidades nacionais no Brasil: o lendário cantor carioca traz a Portugal a sua nova digressão "Zeca Pagodinho 40 anos", agendando duas atuações. Os bilhetes serão postos à venda com grande antecedência, já na próxima segunda-feira, dia 10 de março.
Ao longo de quatro décadas, o artista vencedor de quatro Grammy Latinos consolidou-se como uma figura modelar da música brasileira romântica. Para celebrar a trajetória, o embaixador do xerém, típica dança de roda do Nordeste, montou uma série de mega concertos, prometendo atrair fãs de todas as idades.
A digressão "Zeca Pagodinho 40 anos" levará o público do Porto e de Lisboa numa viagem musical repleta de sucessos que marcaram várias épocas, bem como grandes clássicos do seu reportório, que enriquecem e perpetuam a tradição do samba brasileiro, com saliências para "Camarão que dorme a onda leva", "Garrafeiro", "A vaca", "Bagaço da laranja", "Coração em desalinho", "Jeito moleque” e “Boémio feliz".
Além da sua vasta carreira musical, Jessé Gomes da Silva Filho, nascido há 66 anos, é também reconhecido pelo seu compromisso na preservação e promoção do samba, tornando-se um defensor incansável da cultura brasileira, mantendo vivas as tradições do género e inspirando novas gerações a articularem-se com as suas raízes.
Zeca Pagodinho iniciou o trajeto nas rodas de samba dos subúrbios do Rio de Janeiro, sobretudo na célebre roda do Cacique de Ramos. Desde muito cedo, circulou entre sambistas da sua geração, e de gerações anteriores, tendo sido revelado ao mundo pela cantora Beth Carvalho na década de 1980.
O sucesso foi imediato e, em poucos anos, acumulou diversos galardões, incluindo prémios Multishow, MTV Brasil ou MPB FM, além dos Grammy. Com 24 discos já editados e mais de 12 milhões de cópias vendidas, o intérprete de "Deixa a vida me levar" é também conhecido pelo seu carisma e irreverência, sendo aclamado tanto pelo público como pela crítica como um dos maiores performers do Brasil.

