Biografia aos quadradinhos do presidente ucraniano lançada esta terça-feira pela Asa.
Corpo do artigo
BD Figura incontornável dos últimos meses, devido ao conflito que opõe a Rússia e a Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky tem, a partir de hoje, uma biografia em banda desenhada editada, em português, pela Asa. O argumento é assinado por Michael Frizell que já tem no seu largo currículo as biografias aos quadradinhos de Donna Summer, Tina Turner, Prince ou Jimmy Carter.
Depois de terem trabalhado juntos em "Stormy Daniel - space force", uma saga de ficção científica, e na biografia desenhada de Elizabeth Warren, Frizell aqui retoma a parceria com o desenhador argentino Pablo Martinena. O trabalho deste último assenta numa forte base fotográfica para tornar facilmente identificáveis os diversos participantes, mas o relato beneficia do dinamismo providenciado pelo facto de a narrativa saltitar entre diversas épocas.
A par dos dados biográficos mais significativos, como ser oriundo de uma família judaica e neto de um sobrevivente dos campos de concentração nazi, há também a referência a curiosidades, como o facto de Zelensky ter dobrado a voz do urso Paddington, nas versões ucranianas dos filmes.
A sua formação como advogado, a carreira como comediante televisivo e a decisão de se candidatar à presidência do seu país, para lutar contra a corrupção existente, quando representava o papel de presidente ucraniano na série televisiva de sucesso "O servo do povo", são outros dos aspetos abordados nesta biografia. De forma algo insólita, são dedicadas três páginas a uma longa conversa entre Zelensky e Trump sobre os negócios ucranianos do filho de Biden, antes de o livro terminar no momento da invasão russa.
Biografias em BD
Esta biografia de Zelensky, foi originalmente publicada nos Estados Unidos pela editora Tidalwave, na coleção "Political Power". Apesar de a Asa ter optado por uma versão em capa dura, na origem trata-se de uma coleção em formato comicbook dedicada a políticos norte-americanos, inaugurada em 2008 com as biografias de Barack Obama e John McCain (na altura publicadas em português pela revista "Visão"), devido à eleição presidencial norte-americana que então disputavam. No seu catálogo, entre muitos outras, constam obras dedicadas a Al Gore, Richard Nixon, Donald Trump ou Joe Biden.
O sucesso da iniciativa levou aquela editora a criar uma outra coleção, "Female force", preenchida com biografias de "mulheres fortes e influentes que estão a moldar a história e a cultura modernas". Nela, foram já publicadas biografias da Princesa Diana, J. K. Rowling, Kamala Harris, Lady Gaga ou Angelina Jolie, sendo que esta última, datada de 2011, tem a curiosidade de ter sido desenhada pelo português Nuno Nobre.
Há poucos meses, tinha também chegado ao mercado livreiro português a banda desenhada "A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador" (Lua de Papel, 2022), de Darryl Cunningham, sobre a subida a pulso no interior do aparelho do atual presidente russo.
Outras biografias em português
Em "Volodymyr Zelinsky - Biografia" (Casa das Letras, 2022), Sergij Rudenko narra etapas da sua vida, com episódios escritos num abrigo anti-bombas durante os bombardeamentos. Já em "Volodymyr Zelinsky - Na cabeça de um herói" (Esfera dos Livros, 2022), Régis Genté e Stéphane Siohan apresentam uma investigação sobre um homem que não parecia destinado a ser um herói.