
Arquivo/JN
O músico brasileiro João Gilberto morreu, este sábado, aos 88 anos, adianta o jornal "O Globo". O compositor morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, revelou o seu filho João Marcelo Gilberto, citado pelos media brasileiros.
"Vocês ainda vão ouvir-me no rádio e na televisão", terá dito o músico, em 1956, aos seus amigos mais próximos. Anos mais tarde, o "Precursor da Bossa Nova" transformou-se num dos grandes expoentes da música brasileira.
João Gilberto é considerado o precursor da Bossa Nova e grande responsável por disseminar esse estilo pelo mundo. Dono de uma batida inconfundível no violão, fruto de uma técnica própria ensaiada exaustivamente, e conhecido pela maneira "não-convencional" como cantava, eliminando vibratos e excessos, João Gilberto era um músico "excêntrico" devido ao seu perfeccionismo.
O músico, que imortalizou clássicos como "Chega de Saudade" e "Desafinado", redefiniu o cenário musical brasileiro dos anos 1950 e 1960, até então considerado retórico, romântico e passional. Segundo o músico e professor Luiz Tatit, uma espécie de "telenovela mexicana".
g6w3a2v_50U
"João Gilberto, então, surge à procura de algo mais objectivo. Procurava extrair os excessos para ficar apenas com os núcleos: a dissonância do violão, a melodia oscilando em poucas ou até mesmo em torno das mesmas notas", disse Tatit.
