A Ordem dos Psicólogos criou uma lista de dez perguntas, recomendando todos a responderem antes de seguirem conselhos financeiros e de investimento na Net e partilhados por influencers. Responda ao questionário e não se deixe enganar
Corpo do artigo
Com o objetivo de promover melhores decisões financeiras e minorar os riscos de saúde mental perante maus investimentos ou burlas, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), concebeu um questionário simples e rápido que a pode ajudar a distinguir os influenciadores que realmente promovem boas e informadas decisões financeiras dos que a expõem a riscos.
“O objetivo desta checklist é ajudar a reconhecer se está a ser influenciada por informação pouco fiável”, escreve a OPP no documento. Na verdade, como sublinha a Ordem, “a forma como gerimos as finanças pode ter um impacto direto na saúde psicológica e bem-estar. Decisões financeiras equilibradas ajudam-nos a sentir mais segurança e controlo sobre o futuro, enquanto decisões impulsivas ou mal informadas podem gerar stress, ansiedade e dificuldades financeiras acrescidas”.
Antes de seguir os conselhos de alguém coloque estas perguntas abaixo, contabilize as que respondeu ‘sim’ e veja os resultados de seguida:
O/A influencer dá poucos ou nenhuns detalhes sobre a sua formação ou certificação na área financeira?
Promove exclusivamente estratégias de investimento “alternativas” e rejeita métodos mais tradicionais, como poupanças ou fundos regulados?
Já vi este/a influencer associado a polémicas financeiras, como a promoção de produtos fraudulentos ou esquemas que lesaram outras pessoas?
O/A influencer usa mensagens que fazem parecer que, se não estamos a ter sucesso financeiro, a culpa é exclusivamente nossa, porque não estamos a “esforçar-nos” ou a “arriscar o suficiente”?
Usa linguagem emocional ou promessas como “fica rico/a rapidamente” ou “não percas esta oportunidade”?
Quando oiço ou leio este/a influencer, fico tentado/a a usar dinheiro que não posso perder para realizar o investimento que sugere?
Não declara se está a ser pago/a para promover determinado produto financeiro?
Quando oiço ou leio este/a influencer tendo a acreditar nele/a porque tem muitos seguidores/as e/ou porque muitas pessoas colocam nos comentários que aderiram aos produtos que promove?
Promove produtos de alto risco (ex.: criptomoedas ou investimentos muito novos e pouco testados)?
A/o influencer não recomenda que faça pesquisas adicionais além do que diz?
Confira os resultados da cheklist:
0 a 2 respostas “sim”: Recomenda-se que procure melhores informações sobre o influente em causa e que procure mais detalhes sobre a matéria antes de tomar uma decisão.
3 a 7 respostas “sim”: A OPP fala em sinais de alerta a que deve estar atenta e recomenda que não ceda a pressões e que contacte especialistas na matéria
8 a 10 respostas “sim”: Estará diante de alguém que não é de todo fiável nas recomendações que deixa.