O número de uniões entre pessoas do mesmo sexo aumentou mais do que três vezes entre 2013 e 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
Corpo do artigo
No momento em que se evoca os 15 anos em que o casamento homossexual entrou em vigor, que se assinalou a 5 de junho de 2025, as uniões entre pessoas do mesmo sexo continuam a subir. Olhando para os dados mais recentes revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2023 e 2013, nos últimos dez anos, os casamentos entre casais homossexuais mais do que triplicaram.
Se em 2023 foram registados 1009 enlaces desta natureza – 548 entre homens e 461 entre mulheres –, há uma década foram reportados 305 – 207 e 98, respetivamente. Apesar do crescimento, estas celebrações são ainda uma pequena parcela do total de casamentos registados civilmente em Portugal, que foram 35.971 há dois anos.
Recorde-se que o processo foi aprovado pelos deputados 2010, mas o diploma foi sujeito a fiscalização constitucional. A 17 de maio, o clausulado merecia promulgação por parte do Presidente da República, então Cavaco Silva. A lei entrou em vigor a 5 de junho desse ano e, dois dias depois, Teresa Pires e Helena Paixão tornavam-se no primeiro casal do mesmo sexo a casar-se legalmente em Portugal.
Este sábado, 21 de junho, decorre a Manifestação pelos Direitos LGBTI+, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, pretendendo dar visibilidade a uma longa luta pelo reconhecimento de direitos igualitários. Uma iniciativa que decorre no âmbito do EuroPride 2025, o maior evento de celebração da diversidade e dos direitos LGBTI+ da Europa, e que este ano está a decorrer na capital portuguesa.