O contraste e os brilhos a que assistimos nos últimos anos estão a dar lugar aos tons suaves e pastéis que deixaram marcas profundas no virar do milénio, pelos anos 2000. Eles estão de volta, mas aplicam-se de outra maneira completamente nova
Corpo do artigo
Já não são aplicados apenas nas pálpebras, mas em todo o rosto: dos lábios às maçãs do rosto. Ao mesmo tempo, os tons pastéis também evoluíram com a tecnologia e são agora mais suaves, com menos brilho frio e pigmentos.
A ideia de que a tendência do uso dos pastéis na maquilhagem está de regresso, recuperada diretamente do virar do milénio, não é totalmente errada. Mas também não é a verdade toda: muito mudou. Os azuis e rosas pálidos, os verdes menta, os lilases e os pêssegos estão de regresso para carregar no romantismo e com o carimbo da moda de luxo de marcas como a Chanel, Dior e YSL.
“Não importa o acabamento - mate, acetinado, iridescente, transparente, metálico - os tons pastéis adicionam luminosidade a um visual”, certifica o maquilhador e diretor de criação e imagem da Dior. Uma proposta trendy para esta nova temporada do calor com Peter Philips a recomendar a "combinação pastel de olhos e lábios”. Para evitar contrates, o especialista sugere a aplicação de um blush leve para evitar o choque de cor.