Da Nazaré para os Estados Unidos da América. Autora de livros infantis Isabel Ricardo conquista novo prémio com o livro bilingue O Esquilo que Amava Livros e entregue por organização norte-americana de editores profissionais, escritores e professores
Corpo do artigo
A história de um menino com saudades de casa desde que se mudou para Boston, nos Estados Unidos da América, e que relata a amizade improvável entre o rapaz e um esquilo do Jardim Público da cidade que tinha uma obsessão por livros acaba de conquistar reconhecimento além-fronteiras.
A obra O Esquilo Que Amava Livros, da escritora Isabel Ricardo, natural de Coimbra e a residir na Nazaré, foi premiada esta terça-feira, 7 de julho, com a medalha de ouro, atribuída pelo Literary Titan Book Award, plataforma norte-americana que reúne editores profissionais, escritores e professores.
“É uma história encantadora e alegre que seria uma leitura perfeita para crianças, famílias bilingues ou até mesmo adultos nostálgicos que ainda acreditam na maravilha dos livros. É aconchegante (…) Lembra que mesmo as menores criaturas podem sentir coisas grandes”, justifica a organização, citada em comunicado.
“Este livro foi inspirado na minha visita aos EUA, em setembro e outubro de 2024, a convite do Instituto Camões e da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos”, descreve Isabel Ricardo, autora que começou a escrever os primeiros livros de aventuras aos 11 anos, em nota enviada às redações.
Em edição bilingue, O Esquilo que Amava Livros/ The Squirrel Who Loved Books está publicado pela editora norte-americana Underline Publishing e à venda em 12 países, através da Amazon. Por cá, a história tem a chancela Editora Artelogy com o título O Esquilito Saltarico.