Alice Walton, diretora da retalhista norte-americana Walmart, é a mulher mais rica do Mundo, segundo a revista "Forbes". Viu a sua fortuna crescer perto de 30 mil milhões de euros entre 2024 e 2025.
Corpo do artigo
Pouco mais de um em cada dez multimilionários do mundo é do sexo feminino. Apesar de o número de entradas de mulheres na tabela dos mais ricos do mundo ser ainda residual, a verdade é que tem sido feito de crescimento, passo a passo. Se em 2024 eram 369 em 3028 grandes magnatas listados, este ano escalou e elas ocupam 406 posições face ao total.
A listagem agora revelada é publicada anualmente pela revista económica "Forbes" e traz uma novidade logo na primeira posição. A mulher mais rica é agora Alice Walton, diretora da retalhista norte-americana Walmart, que subiu uma posição rumo à liderança e após ter obtido mais 27,4 mil milhões de euros em apenas um ano.
Françoise Bettencourt Meyers e a família, dona da gigante de beleza e bem-estar L’Oréal, desceu para a segunda posição, caindo dos quase 91 mil milhões de euros no ano passado para os 74,5 mil milhões de euros.
Conheça, numa curta biografia, quem são as dez mulheres mais ricas do mundo e como fizeram fortuna.
Alice Walton: A empresária norte-americana, tem 75 anos e uma fortuna gerada pela retalhista norte-americana Wallmart, que lhe foi deixada pelo pai, o fundador Sam Walton. Só num ano aumentou em quase 1/4 o seu património e somou quase 30 mil milhões de euros ao total da sua fortuna.
Françoise Bettencourt Meyers e família: É o rosto de um dos maiores impérios da beleza: a gigante L’Oréal. Foi, até ao ano passado, a líder desta tabela das mulheres mais ricas do mundo. Aos 71 anos, abdicou da sua função de vice-presidente e entregou-a, em fevereiro deste ano, ao filho Jean-Victor Meyers.
Julia Koch e família: Num ano, viu a fortuna da família cresceu 10 mil milhões de dólares (9,1 mil milhões de euros) e operando em setores como imobiliários, agricultura e petróleo. Julia Koch, de 62 anos, e os filhos herdaram 42% da empresa Koch, Inc, e passaram a gerir o empreendimento deixado pelo marido, David Koch, que morreu em 2019.
Jacqueline Mars: Doces e comida para animais de estimação são os setores de atividade que têm valido a esta octogenária o título de uma das mulheres mais ricas do mundo. A empresa começou nas mãos do avô em 1911, Jacqueline integrou a liderança por 20 anos e, aos 85, estima-se que divida a gestão com o irmão e sobrinhas.
Rafaela Aponte-Diamant: Sem heranças e fruto do seu próprio trabalho a par com o marido, a multimilionária é a self made woman mais rica do mundo listada pela Forbes nos últimos três anos e fez fortuna com a Mediterranean Shipping Company (MSC), companhia marítima de transportes e atualmente uma das maiores de cruzeiros do mundo. Rafaela, de 80 anos, detém 50% da empresa e o marido, Gianluigi, 84, o equivalente.
Savitri Jindal e família: Aos 75 anos, tem nas mãos um dos maiores conglomerados industriais da Índia, operando em stores com energia, infraestruturas, cimento e aço. Savitri Jindal lidera o grupo criado pelo marido, que morreu há 20 anos, e conta hoje com a parceria com quatro dos nove filhos para gerir a companhia
Abigail Johnson: Também com fortuna feita em fundos de investimento, Abigail Johnson é, aos 63 anos, presidente e diretora-executiva da Fidelity Investiments, fundada pelo avô. E se hoje atualmente é a líder, a dona, muito antes de herdar a companhia do avô e do pai, trabalhou ali mesmo enquanto fazia as férias de verão da escola e exerceu funções como analista durante muitos anos. Conheceu, portanto, a estrutura antes de a dirigir.
Miriam Adelson e família: Nas mãos da família está, como revela a Forbes, mais de metade do império de casinos Las Vegas Sands, que detém ativos um pouco por todo o mundo. Miriam, de origem israelita, tem 79 anos, é médica de formação.
Marilyn Simons e família: Com império construído em fundos de investimentos, a norte-americana de 74 anos passou a gerir a fortuna da família na sequência da morte do marido, em maio do ano passado, o investidor Jim Simons. Marilyn está agora diante dos destinos da organização filantrópica Simons Foundation.
Melinda French Gates: É umas das multimilionárias mais conhecidas e, só este ano, conseguiu uma ascensão meteórica na sua fortuna, com a Forbes a revelar que mais do que duplicou o património (aumentou 19,3 mil milhões de dólares neste ano e a após a revista ter incluído as alterações decorrentes do divórcio com Bill Gates. Com investimentos no setor da informática, Melinda, atualmente com 60 anos, tem-se dedicado a investir e apoiar empresas, fundos e Start-ups lideradas por mulheres.

