É já na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 14.30 horas, no fuso horário de Lisboa. Seis celebridades femininas, entre elas a cantora Katy Perry, vão ao espaço, constituindo a primeira missão totalmente composta por mulheres
Corpo do artigo
A tripulação da nave New Shepard NS-31, que partirá em missão esta segunda-feira, 14 de abril, tem uma composição muito especial: são todas mulheres e trata-se de uma primeira missão inteiramente feminina levada a cabo pela empresa aeroespacial de Jeff Bezos, a Blue Origin.
Pelas 8.30 horas no Texas, Estados Unidos da América, o que corresponde às 14.30 na hora de Lisboa, a cantora Katy Perry junta-se à cientista Aisha Bowe, à ativista Amanda Nguyen, à jornalista e pivô Gayle King, à produtora Kerianne Flynn e à piloto, jornalista e companheira de Jeff Bezos, Lauren Sánchez, e, juntas, partirão rumo ao limite da atmosfera com o espaço, naquele que é o 11ª voo humano com estas características.
A escolha deste sexteto não foi ao acaso, com a empresa a revelar que Bowe simboliza “os grandes objetivos, a paixão pelas tecnologias e o compromisso em inspirar as gerações futuras”, Nguyễn assume a representação “dos direitos civis, a quebra de barreiras e a capacitação as pessoas comuns para criar mudanças” e King traduz a importância de “partilhar histórias importantes com o mundo”. Nas artes, Kate Perry empresta o simbolismo da “música, cultura pop e filantropia” a este grupo e Kerianne Flynn incarna a importância dos “filmes, das histórias e da criação de belas narrativas”.
Juntas, num voo de 11 minutos, subirão a 100 quilómetros acima da linha da Terra e até à linha Kármán, a fronteira do espaço reconhecida internacionalmente, e regressarão ao planeta com recurso a para-quedas.
Apesar de não chegarem a entrar em órbita, é um voo especial que está a implicar preparativos e a aceitação de regras. Para lá do estudo das normas de circulação na cápsula e uso e localização de dispositivos em todos os pontos da cápsula em que viajam, têm sido necessários testes de gravidade zero. Cada tripulante só poderá levar até 1,3 kg de material consigo neste voo ao limite da atmosfera.