Javier ‘Chicharito’ Hernandez vai ser multado pela Federação Mexicana de Futebol na sequência das declarações machistas que proferiu contra as mulheres e atacando a igualdade de género. Clube do jogador, Chivas, admite multa interna ou suspensão de jogos e marca desportiva distancia-se do atleta
Corpo do artigo
A Federação Mexicana de Futebol (FMF), o clube Chivas e a marca que patrocina Javier “Chicharito” Hernandez acabam de condenar e agir contra declarações machistas proferidas pelo jogador e no âmbito das quais afirmou, nas suas redes sociais, que “as mulheres, têm de aprender a receber e a honrar a masculinidade”.
Em comunicado, a FMF - em conjunto com as principais ligas masculina e feminina do México - declarou esta quarta-feira, 23 de julho, que vai investigar e multar o ex-atacante por “promoção de estereótipos sexistas”, admitindo agravamento de sanções em caso de reincidência.
As entidades consideram que as declarações proferidas na rede social Instagram e TikTok violam as políticas de género e diversidade e constituem uma forma de violência exercida através dos media. Recorde-se que o antigo avançado mexicano do Manchester United e do Real Madrid tinha afirmado que o papel da mulher passava por “cuidar, nutrir, multiplicar, limpar e sustentar o lugar mais apreciado por nós, homens”. “Não tenham medo de ser mulheres, permitindo que sejam lideradas por um homem que só vos quer ver felizes. Porque nós não conhecemos o Céu sem vocês. Responsabilizá-las da vossa energia também é amar-vos. Estamos a falhar na falta de compromisso, pondo as nossas parceiras em último lugar e não priorizando a palavra e hábitos que nos tornam admiráveis”, afirmou no vídeo que publicou no Instagram.
O clube que o futebolista integra agora, o Chivas, também se distancia desta posição, pugna pela igualdade de género e revela que vai tomar ações de acordo com o regulamento interno, podendo estas passar por uma coima ou suspensão por alguns jogos. A marca desportiva Puma também tomou posição pública relativamente a esta matéria reiterando que estas opiniões apenas vinculam o atleta.