
Foto: Captura de ecrã/Instagram/Valeria Marquez
Valeria Marquez, de 23 anos, era influenciadora mexicana na rede social TikTok e foi morta a tiro quando fazia um direto para a plataforma. Marquez já tinha denunciado que estava em situação de perigo, polícia investiga “femicídio”. Dois dias antes, uma outra mulher foi assassinada em direto, durante campanha eleitoral
O assassinato à queima-roupa ocorreu a 13 de maio, quando Valeria Marquez estava no seu salão de beleza, o 'Blossom The Beauty Lounge', em Zapopan, Jalisco, no México, a fazer um direto (um livestreaming) para o TikTok.
A influenciadora de 23 anos, com mais de 200 mil seguidores nos Instagram, tinha já partilhado em mensagens antigas, avança a imprensa mexicana, que estava a ser ameaça por um ex-companheiro.
Embora tenha já começado a circular nos media o nome de um possível autor do crime, a Procuradoria Geral do México veio já afirmar que não confirma a pessoa avançada pela imprensa - um ex-companheiro e alegado chefe de um cartel da droga. Adianta, contudo, estar a tratar o caso como “um femicídio”, um assassinato com base no género.
De acordo com o relatório do Ministério Público, que está a ser divulgado pelos media mexicanos, o atirador entrou no salão de beleza de Valeria Marquez com o argumento de que iria entregar um presente valioso. Uma vez perto dela, fez dois disparos atingindo a cabeça e o peito. Tudo isto em direto no TikTok e que terminou com uma funcionária a desligar a câmara mal a influenciadora caiu inanimada.
Dois dias antes do homicídio de Valeria, a candidata à autarquia de Texistepec, no estado de Veracruz, foi também assassinada a tiro. Yesenia Lara Gutiérrez estava em direto numa ação de campanha pelo partido Movimento Regeneração Nacional (Morena), do qual faz parte a presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Um ataque armado que aconteceu no domingo à noite, 11 de maio, e que deixou mais três feridos. “Nenhum cargo vale a vida de uma pessoa. Vamos encontrar os responsáveis por este assassinato cobarde da candidata do Morena e dos seus apoiantes em Texistepec”, publicou a governadora mexicana Rocío Nahle, na rede social X

