Já estava com a pasta da coleção masculina da Dior, mas agora Jonathan Anderson assume também a direção criativa da moda feminina da casa de alta costura, sucedendo a Maria Grazia Chiuri
Corpo do artigo
Era a nomeação esperada e aqui está ela: comunicada esta segunda-feira, 2 de junho, pela Dior. A cadeira até agora ocupada por Maria Grazia Chiuri à frente das coleções femininas da casa de luxo vai ser assumida pelo diretor criativo Jonahtan Anderson, de 40 anos. Este designer, que tinha saído da Loewe – após percurso com êxito – para assumir a moda masculina da casa francesa, vai acumular as pastas.
“É uma grande honra juntar-me à Maison de Dior como diretor criativo das coleções femininas e masculinas. Sempre me senti inspirado pela longa história desta casa, pela sua profundidade e empatia. Estou ansioso por trabalhar com os seus lendários ateliês para criar o próximo capítulo desta incrível história”, afirma Anderson citado em comunicado.
A presidente e diretora-executiva da Christian Dior Couture refere a escolha elege “um dos maiores talentos criativos da sua geração”. “A sua assinatura artística incomparável será um trunfo crucial para escrever o próximo capítulo da história da Maison Dior”, acrescenta Delphine Arnault.
A responsável esclarece que o novo diretor criativo vai acumular as pastas “feminina, masculina e alta costura”. “Tenho seguido a sua carreira com grande interesse desde que entrou para o grupo LVMH há mais de dez anos. Estou convencida de que ele trará uma visão criativa e moderna à nossa Maison, inspirada na fabulosa história de Monsieur Dior e nos códigos que ele criou. Será apoiado pelas nossas equipas e pelos nossos incríveis ateliês, que darão vida à sua criatividade”, adianta ainda a responsável citada na mesma nota enviada às redações.
Jonathan Anderson apresentará a sua primeira coleção, Dior Men Summer 2026, em Paris, dentro de menos de um mês, a 27 de junho de 2025. A saída de Maria Grazia Chiuri foi confirmada na quinta-feira passada, 29 de maio.