Na vizinha Espanha, a Câmara Municipal de Léon está a causar polémica por ter criado zonas de estacionamento específicas para mulheres. Os lugares têm o mesmo tamanho, mas diferem dos restantes por estarem mais iluminados
Corpo do artigo
A autarquia espanhola de Léon apresentou seis novos lugares de estacionamento reservados ao uso exclusivo feminino e está a criar polémica. No asfalto vê-se, tingido a rosa, uma silhueta feminina indicando que aquele espaço, que é do mesmo tamanho que os restantes, é para carros conduzidos por mulheres. A única diferença, segundo justificam os responsáveis camarários, é que se trata de lugares mais iluminados e próximos de passeios com o propósito de “gerar maior sensação de segurança”, como cita o site espanhol Antena3.
A proposta está já em vigor no estacionamento da Explanada de los Pendones, mas já está a criar reação: esta manhã de sexta, 18 de julho, há já pictogramas femininos vandalizados. Na quinta-feira, 17 de julho, a oposição camarária contestava a a medida e descrevia-a como “ridícula”.
“O objetivo da reserva destes espaços, mais próximos dos toldos e do acesso aos transportes públicos, é reduzir as deslocações das famílias e das mulheres, ainda consideradas um grupo mais vulnerável no estacionamento e aumentar a sensação de segurança”, explicam os responsáveis municipais.
Já os utilizadores, têm perspetivas mais diferenciadas: entre quem acusa a medida de discriminatória e quem considera que os lugares estão em zonas em que não se aplica por se tratar de uma zona tendencialmente segura.