Margarida Balseiro Lopes segue como ministra e reforça pastas: a do Desporto e da Cultura
A até agora ministra da Juventude e da Modernização é reconduzida no novo executivo de Luís Montenegro e ganha novas pastas. Neste XXV Governo Constitucional, Margarida Balseiro Lopes, de 35 anos, vai assumir também o Desporto e a Cultura
Corpo do artigo
Aos 35 anos, Margarida Balseiro Lopes some e segue no seu percurso governativo e vai assumir uma parte da pasta que detinha no anterior governo, a da Juventude, acumulando agora mais duas: a da Cultura e do Desporto.
Natural da Marinha Grande, a vice-presidente do PSD e cabeça-de-lista por Leiria nas legislativas de 18 de maio, é muito próxima de Luís Montenegro e tem assumido dossiês sensíveis que a colocam diante de matérias como a extrema-direita, o racismo e discriminação sexual. No âmbito das questões das mulheres, geriu o dossiê da distribuição de produtos de higiene íntima nas escolas e tem trabalhado, entre outras matérias, as questões da igualdade de género. "Se houve algo que aprendemos nestas três décadas é que nenhuma conquista está garantida. Direitos que julgávamos adquiridos voltam a ser postos em causa. Discursos que julgávamos ultrapassados voltam a ganhar espaço e ameaçam décadas de progresso“, afirmou recentemente a governante, no discurso de encerramento na conferência sobre os 30 da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim, em Lisboa, a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março.
A execução do PRR nas áreas do património cultural e da transição digital, Lei do Mecenato, Lei do Preço Fixo do Livro e o novo Programa de Financiamento à Indústria do Audiovisual e do Cinema, em fase de consulta pública, juntam-se agora aos trabalhos da ministra, no XXV Governo Constitucional.
Veja o que a ministra vai ter em mãos.

