Esta quinta-feira, 23 de outubro, a estação pública traz à luz a realidade crescente de mulheres brasileiras cada vez mais usadas para correio de droga internacional. A reportagem vai ser exibida na Linha da Frente, às 21 horas, na RTP1.
Corpo do artigo
As Traficantes é o título da reportagem que quer tornar visível uma realidade que tem vindo a crescer: a das mulheres brasileiras aliciadas por redes de tráfico internacional e para transporte de droga no seu próprio corpo.
"Nos últimos anos, têm sido cada vez mais as mulheres brasileiras recrutadas por redes criminosas para transportarem cocaína da América do Sul para a Europa, por via aérea. Muitas arriscam a vida ao engolirem a droga no Brasil, carregando-a no interior do estômago e intestinos por mais de 24 horas", descreve fonte oficial da estação pública em comunicado, vincando que Portugal está também na rota desta rede internacional criminosa.
Nesta reportagem de investigação, a jornalista Sandra Vindeirinho mostra, "em exclusivo, o trabalho da Polícia Judiciária e das equipas médicas do Hospital das Forças Armadas, para onde são encaminhadas muitas destas mulheres correios de droga". "Algumas destas mulheres terminam a viagem nos hospitais e prisões portuguesas, cumprindo penas por tráfico de droga, que, em média ,rondam os cinco anos", refere a estação pública. A reportagem vai ser transmitida nesta quinta-feira, às 21 horas, na RTP1.

