A Câmara de Oeiras tem, a partir desta sexta-feira, um jardim memorial para homenagear os animais de estimação falecidos. O espaço, com 293 metros quadrados, nasceu junto ao centro de recolha oficial de animais do município.
Corpo do artigo
O jardim memorial é um local de preservação da memória dos animais de companhia falecidos, onde os tutores poderão plantar uma espécie oferecida pelo Município de Oeiras e enterrar urnas ecológicas com as cinzas da cremação.
"O principal objetivo do jardim memorial é promover o respeito pela ligação afetiva entre tutores e os seus animais, proporcionar um local de luto e reflexão para a comunidade, e sensibilizar a população para a importância dos animais de estimação ao longo da vida", pode ler-se no comunicado do Município de Oeiras. O espaço tem zonas verdes, um passadiço, uma área de plantação e de colocação das urnas ecológicas dos animais falecidos e uma zona com bancos, "destinada à reflexão e à lembrança dos animais", ajudando os tutores a fazer o luto.
Cada tutor poderá imortalizar a memória do seu animal de estimação através da colocação de uma placa gravada com os dados "do seu amigo de quatro patas" num mural. "Este mural da memória será a lembrança efetiva daqueles que fizeram parte da vida dos tutores", especifica, ainda, a autarquia. A placa é oferecida pela Câmara de Oeiras.