Entre limões e tomate surgem agora… as sardinhas. A tendência de moda que se está implantar nos Estados Unidos da América e nas redes sociais globais, por via da roupa e acessórios com imagens de sardinhas e conservas, está a disparar nas redes, mas também está a gerar controvérsia. Saiba porquê
Corpo do artigo
Chama-se #sardinegirlsummer e está a pôr os norte-americanos loucos com tudo o que envolva sardinhas e conservas. A procura por roupa e acessórios ao abrigo desta iconografia nostálgica das sardinhas e das conservas já fez disparar buscas de malas em forma de sardinha com missangas na ordem dos 300% no Google Trends face a maio. No Pinterest, relata-se o aumento de 80% de pesquisas em torno de tatuagens em forma de sardinhas. Das tendências para o mercado, estima-se que o universo global de conservas de peixe deverá ultrapassar os 61 mil milhões de dólares (53 mil milhões de euros).
Números impressionantes para uma tendência, que começou a implantar-se discretamente há cerca de dois anos, mas que ameaça já não ficar por aqui tal o volume de pesquisas contabilizado nos meses mais recentes.
Se esta estética de verão traz nostalgia - e que tem vindo a ser feita com estampagens ora com limões, ora com tomate -, as sardinhas emergem na sequência de apostas mais recentes como a estética da pesca e do pescador, em que as sandálias típicas, por exemplo, tiveram um aumento de procura elevado. Contudo, há quem a questione a coincidência em que esta tendência emerge, apelando e romantizando um consumo de conservas num momento em que o mundo vive violentas escaladas de conflitos e os próprios Estados Unidos da América estão a atravessar tempos complexos de confrontos e de crise económica.
À margem da polémica, esta corrente faz crescer o impacto de Portugal nos EUA. A loja 'The Fantastic World of the Portuguese Sardine’, em Times Square, em Nova Iorque, a surfar esta onda e a atrair atenções, com o programa Today Show, exibido no canal norte-americano NBC, a ter-lhe dedicado uma reportagem. “As pessoas procuram experiências com alma, com história, com um lado humano. E é aí que a nossa loja entra: com sardinhas em conserva e uma cenografia que cruza a teatralidade. É quase como se Portugal fosse um segredo bem guardado que agora o mundo está a descobrir", explicou o Grupo O Valor do Tempo - proprietário da 'The Fantastic World of the Portuguese Sardine', num comunicado enviado à agência Lusa.
"O momento da 'Sardine Summer' não podia ser mais perfeito para a sardinha portuguesa, que ocupa um lugar de destaque: é estrela na gastronomia de verão, graças ao seu valor nutricional, e conquistou o estatuto de 'superfood'. Mas a sardinha vai mais longe — transformou-se num verdadeiro acessório de culto, tal como aconteceu com o fenómeno.