Este domingo, 4 de maio, celebra-se o dia da Mãe e, entre memórias e encontros, pode haver espaço para presentes. Se está a ponderar oferecer flores, escolha as que carregam mais significado.
Corpo do artigo
Entre as lembranças, os presentes mais elaborados ou ideias mais originais – por exemplo, aliviar a mãe de tarefas domésticas -, muitas são as pessoas que, celebrando o Dia da Mãe, gostam de oferecer flores. Contudo, nem todas carregam os mesmos significados.
Se está a pensar oferecer um ramo ou mesmo um vaso com flores neste domingo, 4 de maio, deixamos as espécies tendencialmente mais oferecidas neste Dia da Mãe e respetivas cargas simbólicas que cada uma delas carrega.
Cravos: Em Portugal, abril é sinónimo de cravos vermelhos em nome da revolução e liberdade. O primeiro domingo do mês de maio – dia em que se celebra o dia da Mãe e que este ano calha a 4 – também se pode ungir com o cheiro destas flores, mas preferencialmente em rosa. Nesta cor, significam gratidão e amor.
Lírios: Flor que reflete a maternidade e o lado feminino considerado divino. Também em vários tons, optar pelo rosa quererá significar amor e admiração.
Rosas: São um clássico para todas as ocasiões. Porém, é a cor que se torna decisiva para o momento que se quer evidenciar. Talvez as vermelhas possam ficar para outros momentos, mas saiba que a tonalidade laranja clara evidenciam respeito e agradecimento, aliados à simbologia geral agregada a este tipo de flores: felicidade e admiração.
Gerberas: Sendo flores resistentes e que implicam pouca manutenção, podem ser ideais como presente sem que isso venha a exigir trabalhos extraordinários a quem as recebe. Existem em múltiplas tonalidades, sempre bem coloridas e carregam a mensagem da longevidade.
Orquídeas: Beleza, força, amor e luxo, esta flor carrega ainda significados como saúde e abundância. A rosa e a lilás significam respeito, elegância e admiração.
Hortênsias: As de pétalas rosa carregam amor e sinceridade, as roxas representam estima e abundância. Para além de volumosas, são também bastante resistentes, pelo que podem ser plantadas e contempladas durante o resto do ano.