Estima-se que esta doença crónica atinja um milhão de mulheres e trata-se de um acúmulo de gordura extraordinário em partes do corpo que estão muito longe de serem apenas celulite. Para tirar todas as dúvidas, vem aí um rastreio ao lipedema. Saiba todos os detalhes e onde se inscrever
Corpo do artigo
De diagnóstico difícil e a exigir tratamento multidisciplinar, o lipedema tende a ser confundido com obesidade, retenção de líquidos ou linfedema. Em casos mais comuns de acumulação de gordura localizada, há a tendência popular de a confundir com celulite, tendo o nome de “doença das pernas gordas”. Contudo, não é nada disso! É, antes, uma patologia muito prevalente - que chega a tocar a vida de um milhão de mulheres portuguesas, mas também pode atingir homens - e que requer cuidados especiais.
Nesse sentido, a propósito do dia Mundial do Lipedema, que se assinala, a 11 de junho, o Instituto Português vocacionado para esta doença está a organizar rastreios gratuitos, em Lisboa, para que mais mulheres possam finalmente receber o diagnóstico correto. A entidade refere que as análises grátis terão lugar a 11 e a 25 de junho, na MS Medical Institutes, na Avenida da República 43, 6º e têm a duração aproximada de 40 minutos por paciente.
Para se submeter ao exame, será necessária inscrição prévia, que pode ser feita aqui. A plataforma indica também, em comunicado enviado às redações, que os testes personalizados vão incluir “observação, scan corporal e ecografia à base de Inteligência Artificial, feitos pelos especialistas do instituto”.
“Estes rastreios representam uma oportunidade para milhares de mulheres que têm vindo a ser mal diagnosticadas há vários anos porque o conhecimento sobre a doença ainda é escasso”, afirma o fundador do Instituto Português de Lipedema. O professor Olivas Menayo recorda que se trata de “uma doença limitadora a nível físico e psicológico, pelo que deve ser cada vez mais falada e ser devidamente valorizada pelo Sistema Nacional de Saúde”.
No domingo, 15 de junho, haverá também uma caminhada pela Visibilidade e Consciencialização do Lipedema, no Parque das Nações, a partir das dez da manhã.