A partir desta quarta-feira, 4 de junho, a viúva do opositor russo Alexei Navalny e a Repórteres sem Fronteiras lançam um canal de TV por satélite que se apresenta com o propósito de “promover a liberdade de expressão na Russia"
Corpo do artigo
Denominado Futuro da Russia, o novo canal que será lançado esta quarta-feira, 4 de junho, junta Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, e a Repórteres sem Fronteiras (RSF).
A escolha da data evoca o dia em que o rosto da oposição completaria 49 anos.
A emissão pretende promover a “liberdade de expressão na Rússia”. “Como não há notícias independentes na Rússia, é ainda mais importante ter pontos de vista alternativos”, justifica Jim Phillipoff, diretor do Svoboda Satellite - disponível para 4,5 milhões de famílias na Rússia e cerca de 800 mil famílias na Ucrânia ocupada, segundo a RSF -, e que vai distribuir o canal.
“Usaremos grande parte do conteúdo que eles estão a produzir atualmente para os canais no YouTube, Popular Politics, Navalny Live, Alexei Navalny e outros”, detalhou Phillipoff, que revela que estão também a ser “discutidas ideias de conteúdos exclusivos para o canal”. “Não produzimos nenhum conteúdo nós mesmos”, acrescenta ainda.
“Estou grata que a RSF tenha vindo até nós para esta colaboração", declarou Yulia Navalnaya, nesta terça-feira, 3 de junho. "Acho que significa muito. Há censura total na Rússia e, sob uma ditadura, é muito difícil espalhar informação. Tentamos fazer o nosso melhor no YouTube, mas o Kremlin muitas vezes tenta bloqueá-lo, e é muito importante para nós espalhar visibilidade", aditou.