A organização portuguesa da Cidade Europeia do Desporto 2017, a cargo da Câmara Municipal de Gondomar, foi eleita, esta semana, pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, a segunda melhor entre as 15 localidades que acolhem o evento em 2017.
Corpo do artigo
Numa avaliação realizada pela Valencia Sport Foundation, apenas a cidade italiana de Cagliari superou a estrutura organizativa gondomarense. A terceira posição foi atribuída à Cidade Europeia do Desporto de Ostend, situada na Bélgica.
A cerimónia de entrega das respetivas bandeiras de ouro, prata e bronze às três melhores organizações está agendada para o próximo dia 6 de dezembro, em Bruxelas (Bélgica).
Saliente-se que, ao longo dos últimos nove meses, este concelho da Área Metropolitana do Porto promoveu mais de 280 atividades desportivas, em quase meia centena de modalidades, que envolveram qualquer coisa como 70 mil participantes masculinos e femininos.
Este prémio é também fruto da estreita colaboração que a autarquia desenvolveu juntamente com as cerca de 150 coletividades existentes em Gondomar, que movimentam perto de 47 mil desportistas, sete mil dos quais atletas federados.
Gondomar2017 sucedeu a Setúbal (2016), Loulé (2015), Maia (2014) e Guimarães (2013) como organizador da Cidade Europeia do Desporto.