Os Miami Heat conquistaram na quinta-feira, pela segunda vez, o título de campeões da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA), ao derrotarem os Oklahoma City por 121-106, fixando a final em 4-1.
Corpo do artigo
A formação da Florida consegue assim apagar a derrota da temporada passada, em que foi batida na final pelos Dallas Mavericks, por 4-2, e assegura o primeiro título do denominado "Big Three", constituído pelas suas vedetas Lebron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.
Enquanto James, 27 anos, e Bosh, 28, conquistaram o seu primeiro título de campeões, Wade, 30, fazia já parte da equipa que se sagrou campeã em 2006.
Nesta série final, os Heat até começaram mal, ao perderem em Oklahoma o primeiro encontro, mas depois arrancaram para quatro vitórias consecutivas, as três últimas já em Miami, "matando" logo qualquer aspiração à equipa de Oklahoma, que disputou a sua primeira final desde que o "franchise" se mudou de Seattle, em 2008.
Para chegar ao título, a equipa de Miami eliminou os New York Knicks, os Indiana Pacers e os Boston Celtics nos "play-off" da Conferência Este, enquanto os City Thunder afastaram os Dallas Mavericks, campeões em título, os Los Angeles Lakers e os San Antonio Spurs, as três equipas que têm dominado a Conferência Oeste desde 1999.
Ao longo deste quinto encontro, os Heat nunca deram qualquer hipótese aos Thunder de discutirem o resultado e, com um terceiro quarto impressionante (36-22), "liquidaram" qualquer aspiração contrária, terminando a partida ainda com uns espetaculares 54% de acerto nos triplos e grande superioridade na luta pelas tabelas.
LeBron James, que terminou o jogo com um triplo-duplo (26 pontos, 11 ressaltos e 13 assistências) foi designado unanimemente o Melhor Jogador da Final (MVP), enquanto, do lado dos City, Kevin Durant foi o melhor no jogo de quinta-feira, ao terminar com 32 pontos e 11 ressaltos.