Paredes, Vilaverdense e Leça, na Série 1, e Belenenses e Moncarapachense, na 2, são os clubes que chegam à última jornada do Campeonato de Portugal com hipóteses de se juntarem ao Fontinhas na subida à Liga 3.
Corpo do artigo
À entrada para a última jornada, a cumprir sábado (Série 1) e domingo (Série 2), só um dos quatro lugares que valem a subida à Liga 3 já tem dono. O Grupo Desportivo Fontinhas, de Angra do Heroísmo (Açores), da Série 2, é a única equipa que não precisa de fazer contas, ao contrário de Paredes, Vilaverdense, Leça (Série 1), Belenenses e Moncarapachense (2), os cinco candidatos às três vagas em aberto.
O Fontinhas já subiu porque a fechar há um Belenenses-Moncarapachense, sendo que aos lisboetas basta o empate, pois num eventual confronto a dois ou a três (se os açorianos perderem) têm sempre vantagem sobre os algarvios, a quem só a vitória interessa.
Na Série 1, o líder Paredes e o Vilaverdense, segundo, sabem que um último triunfo em casa, sobre São Martinho e Marítimo B, respetivamente, garante a promoção, independentemente do que faça o Leça, que num eventual desempate a três também falhará a subida.
Os leceiros precisam de fazer melhor resultado que Paredes e Vilaverdense para chegarem à Liga 3. O empate só serve ao Leça em duas circunstâncias: derrotas dos dois rivais; ou se o Vilaverdense ganhar e o Paredes perder. Nesse último caso, subirá por ficar com melhor goal-average total que a equipa duriense.