O mercado de transferências já mexe e os dragões têm vários atletas que despertam a cobiça de clubes dos grandes campeonatos europeus, mas o trabalho dos responsáveis da SAD neste defeso não se restringe à compra e venda de jogadores. Do atual plantel azul e branco, há sete futebolistas que vão entrar no último ano de contrato e a prioridade é renovar com Matheus Uribe e Francisco Conceição.
Corpo do artigo
O médio colombiano foi sempre peça fundamental nas equipas de Sérgio Conceição desde que chegou à Invicta no início de 2019/20 - fez 125 jogos e marcou 10 golos em três épocas completas -, e, aos 31 anos, está avaliado em 16 milhões de euros pelo site especializado "transfermarkt".
O facto de entrar para o derradeiro ano de vínculo com os portistas torna Uribe ainda mais apetecível (a partir de janeiro do próximo ano pode assinar por outro clube), mas a SAD acredita que a renovação é possível e por valores que se enquadrem na política do clube.
A situação de Francisco Conceição é idêntica, embora este caso aparente ser de mais fácil resolução. Com apenas 19 anos, o extremo ainda procura a afirmação completa no onze titular do F. C. Porto e o objetivo dos dirigentes é assinar um contrato de longa duração e com uma cláusula de rescisão que venha a garantir, no futuro, um grande encaixe financeiro.
Depois de ter sido utilizado 17 vezes em 2020/21, Francisco subiu um patamar na época passada e somou um total de 33 encontros disputados, com três golos e outras tantas assistências.
A vontade de Pepe
O terceiro elemento neste jogo de renovações é Pepe. O capitão completa 40 anos em fevereiro de 2023 e a condição física será, obviamente, decisiva para se perceber até quando o central vai jogar.
Fundamental tanto no clube como na seleção nacional, Pepe dificilmente falhará a fase final do próximo Campeonato do Mundo e, caso mantenha a vontade de continuar a jogar, o acordo para a renovação com os dragões será fácil e rápido.
Marchesín, Marcano, Fernando Andrade e Manafá são os restantes atletas com mais um ano de contrato, mas apenas Manafá deve vir a renovar, sendo que o lateral perdeu grande parte da época passada, depois de ter sofrido uma lesão grave.