O meio-campo parece ser a grande dúvida do selecionador Fernando Santos no lote final de convocados para a fase final do Euro2016 de futebol, enquanto os outros setores da seleção portuguesa já parecem estar praticamente definidos.
Corpo do artigo
A recente inclusão de Renato Sanches, que foi pela primeira vez convocado por Portugal para os particulares com Bulgária e Bélgica, aumentou ainda mais as opções que a formação lusa tem para o centro do terreno, o que acaba por dar uma "boa dor de cabeça" a Fernando Santos, como o próprio admitiu recentemente.
João Moutinho e Tiago, ambos lesionados, falharam a mais recente convocatória, mas têm praticamente assegurado um lugar em França, embora o jogador do Atlético Madrid já esteja afastado dos relvados há um longo período.
William Carvalho e Danilo também aparecem com fortes possibilidades de entrarem nas opções do selecionador nacional, cabendo a Adrien, João Mário, André André, Rúben Neves, André Gomes, Miguel Veloso e agora Renato Sanches convencer Fernando Santos nos dois meses que faltam para o Europeu.
Na baliza, Rui Patrício e Anthony Lopes têm lugar marcado, enquanto Eduardo parece estar a ganhar a corrida a Beto, que não joga há seis meses no Sevilha, primeiro devido a lesão e depois por opção do treinador do emblema espanhol.
Mais à frente, Cedric e Vieirinha devem garantir o lado direito da defesa, enquanto na esquerda Eliseu e Fábio Coentrão serão à partida as opções de Fernando Santos. O jogador do Mónaco não foi chamado agora devido a lesão, mas deve aparecer no lote para França, com Raphael Guerreiro de prevenção.
O centro da defesa é talvez o que levanta menos dúvidas a Fernando Santos, com Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves e José Fonte a terem lugar confirmado, caso nenhum tenha problemas físicos até ao arranque da competição.
Na frente, Cristiano Ronaldo, Nani e Danny já podem começar a fazer mala para França e deverão ter a companhia de Bernardo Silva, que esteve em destaque na última metade da fase de qualificação, e Ricardo Quaresma, que por mais de uma vez foi determinante ao entrar no decorrer dos encontros.
Como tem sido habitual desde que tomou o comando da seleção nacional, Fernando Santos só deverá chamar um ponta de lança e essa escolha deverá cair em Éder, que regressou agora aos convocados, depois de ter estado praticamente sem jogar na primeira metade da temporada.
Santos ainda fez algumas experiências para esse setor, tendo chamado jogadores como Lucas João, Nelson Oliveira, Rui Fonte e até Hélder Postiga, mas tudo aponta que o avançado do Lille será o número '9'.
Portugal recebe a Bulgária, em Leiria, na sexta-feira, e quatro dias depois, a 29 de março, desloca-se a Bruxelas para defrontar a Bélgica, em dois jogos de preparação para o Euro2016.
No Campeonato da Europa, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho, em França, Portugal vai disputar o grupo F com Áustria, Islândia e Hungria.