Aos 57 anos, Fernando Valente fez a bola, atravessou meio mundo e estabeleceu-se na cidade chinesa de Weifang.
Corpo do artigo
Nem só de gente nova se tem cimentado o mais recente êxodo de patrícios rumo ao estrangeiro. E Fernando Valente está aí a prová-lo. Aos 57 anos, empacotou os pertences, atravessou meio mundo e estabeleceu-se na chinesa Weifang. "É uma pequena cidade para a realidade da China, apesar de ter cerca de 9 milhões de habitantes. Não tem grande animação, mas possui avenidas e praças muito bonitas", desvenda o treinador, ao JN.
Mas Weifang também é o sítio onde o ordenado mínimo anda entre os 200 e os 400 euros e onde se madruga para dormir e comer. "Deitam-se cedo, almoçam sempre entre as 11.30 horas e as 12 horas e jantam antes das 19 horas", afiança Fernando Valente. Por falar em comida... "A alimentação, realmente, está muito fora daquilo a que estamos habituados. Os temperos são fortes e picantes e usam uma grande variedade de vegetais e alimentos que nem sequer conhecemos. Já vi rãs, larvas e gafanhotos expostos em supermercados, por exemplo. Só espero que não me apareçam na mesa cozinhados", desabafa o ex-treinador do Santa Clara.
Em território oriental, Fernando Valente afeiçoou-se ao ginásio, mas desapegou-se do volante. "São carros, motas, bicicletas, carroças, autocarros, peões... Tudo ao monte e a buzinar, infrações a toda a hora", desculpa-se o míster. Já o fuso horário que o afasta da família é combatido pelas maravilhas tecnológicas, mas não têm só coisas más: "Até é divertido, porque eu já ganhei o dia e eles ainda estão a levantar-se".
Muitos brindes... com água
Avesso a bebidas alcoólicas, Fernando Valente teve de desenrascar uma "estratégia" para fugir ao alcoolismo compulsivo tão enraizado nos jantares com líderes chineses. "Eles brindam constantemente e bebem até tombar. É que tens de beber mesmo tudo o que tens no copo de uma só vez", explica. Vai daí, uma "recomendação médica" serviu-lhe os intentos logo a partir do primeiro manjar de gala, mas nem por isso ficou de parte na hora do brinde. "Puseram um copo enorme à minha frente e sempre que brindavam, enchiam o meu com água. Livrei-me da bebedeira, mas como não podes recusar o brinde, porque é entendido como falta de respeito, fiquei inchado de tanta água que bebi", recorda Fernando Valente, entre risos.
Passe curto
Nome José Fernando Martins Valente
Clube Shandong Luneng
Idade 57 anos (22/07/1959)
Função Treinador
