A Associação de Futebol do Porto (A. F. Porto) e a Real Federação de Futebol de Madrid (RFFM) assinaram, nesta quarta-feira, um protocolo tendo em vista o intercâmbio de árbitros entre as duas instituições.
Corpo do artigo
Em Madrid, José Manuel Neves, presidente da A. F. Porto, contou com a presença de José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, que, tal como a Real Federação Espanhola, são subscritores do contrato.
Do lado da federação madrilena assinou o protocolo o presidente Francisco Díez Ibáñez, enquanto Luis Medina Cantalejo, presidente do Conselho de arbitragem da Federação espanhola, representou a instituição que tutela o futebol no país.
Este é o segundo protocolo de intercâmbio de arbitragem assinado pela Associação de Futebol do Porto, que conta desde a temporada passada com um programa idêntico, ao hoje assinado, com a Real Federação Galega de Futebol.
O objetivo é comum: desenvolvimento e partilha de experiências no setor da arbitragem que tão bom resultado tem dado para a formação e evolução dos árbitros envolvidos, fazendo do futebol e em particular da arbitragem um veículo de aprendizagem e colaboração.
Para José Manuel Neves, presidente da AF Porto, este protocolo representa mais um marco significativo para a arbitragem, não só da nossa associação, mas também para o futebol português em geral.
“Ao proporcionar aos nossos árbitros a oportunidade de apitar jogos em diferentes contextos e culturas desportivas, estamos a contribuir para a sua evolução técnica e pessoal. A experiência adquirida nestes intercâmbios tem um impacto direto na melhoria da qualidade da arbitragem, o que beneficia todos os intervenientes no desporto. A AF Porto estará sempre aberta a iniciativas como estas e como tal aceitamos logo na primeira hora o desafio lançado pela RFFM", disse.