Foram mais de mil as crianças que marcaram hoje presença no Estádio Municipal da Maia, para o encontro distrital do programa ABC da Bola, da Associação de Futebol do Porto.
Corpo do artigo
Tal como aconteceu em 2023, então no Dia Mundial da Criança, o estádio da Maia foi palco de um dia repleto de atividades ligadas ao futebol e dedicadas aos mais novos. Ukra, antigo jogador profissional de futebol, que jogou em clubes como o F. C. Porto e Rio Ave, apadrinhou este evento.
Da parte da manhã, o futebol foi rei, com o relvado do Municipal da Maia a acolher 10 minicampos, onde as equipas disputaram jogos amigáveis durante duas horas. A manhã incluiu ainda os discursos institucionais e uma mega-aula de zumba, que animou os presentes até à hora do almoço.
Da parte da tarde, destaque para as exibições da Guarda Nacional Republicana e dos cães da Polícia de Segurança Pública, num momento educativo. O resto da tarde foi preenchida com atividades lúdicas e jogos tradicionais.
Esteve presente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Pedro Dias, bem como os autarcas e representantes dos 18 municípios do distrito do Porto. Vasco Pinho representou a Federação Portuguesa de Futebol enquanto José Manuel Neves liderou a comitiva da associação portuense.
O programa da A. F. Porto ABC da Bola conta com 45 escolas distribuídas por 22 agrupamentos de escolas de todo o distrito, no final deste ano letivo. No total estão incluídos no projeto 5000 alunos.