Um torneio em Gondomar serviu para o Conselho de Arbitragem da A. F. Porto e a Academia Albino Nogueira testarem a utilização do sistema de vídeo suporte de arbitragem. A título oficial, a tecnologia só será estreada em Portugal na sexta-feira, quando o Benfica defrontar o Sporting na Supertaça.
Corpo do artigo
No último fim de semana, a A. F. Porto testou, a título experimental, um sistema de videoárbitro num torneio de futsal para que os árbitros se possam adaptar a uma tecnologia que será um dado efetivo nas fases decisivas da modalidade, após anúncio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Nesse torneio, que decorreu em Gondomar e contou com a presença de oito equipas, o sistema de vídeo suporte à arbitragem foi utilizado nos jogos de atribuição do quinto e sexto lugar e ainda na final. “Foi uma iniciativa conjunta entre o Conselho de Arbitragem da A. F. Porto e a Academia Albino Nogueira, que forma árbitros. Testámos o vídeo suporte de arbitragem, porque pretendemos que os árbitros de futsal sejam formados com esta tecnologia que já é utilizada no futebol profissional”, explicou, ao JN, José Manuel Neves, presidente da A. F. Porto.
A utilização do videoárbitro nesse torneio permitiu confirmar duas decisões de campo tomadas corretamente e a reversão de outras duas (dois golos precedidos por infração). Amanhã, a Supertaça de futsal, organizada pela FPF e que vai levar o Benfica e medir forças com o Sporting (19.45 horas), marcará a estreia oficial do videoárbitro na modalidade em Portugal.