Já diz o ditado: quem sai aos seus... Foi mais ou menos assim com este ex-andebolista. Filho de Maximino Mota, antigo presidente do ABC que deu início ao andebol dos bracarenses, Hugo Mota começou na modalidade ainda petiz e lembra-se como se fosse hoje de, aos 13 anos, ter vibrado, na bancada, com o primeiro título sénior do ABC (1986/87). Dez anos depois, era ele, dentro do campo, a sagrar-se campeão nacional.
Corpo do artigo
Pelo meio, ganhou o primeiro título sénior no F. C. Porto e deu uma grande alegria a Pinto da Costa. "Esta medalha é da Taça de Portugal de 1993/94, que ganhámos ao Benfica, por um, graças a um livre de nove metros com o tempo já esgotado. Foi o primeiro título de andebol desta direção", lembra.
Foi também nos dragões, já depois de um regresso ao ABC traduzido num campeonato e numa Supertaça, que assinou outro ponto alto. "O meu título pelo F. C. Porto, em 2001/02, foi especial, por ter acontecido na minha última época. Já tinha decidido que ia deixar de jogar, mesmo tendo só 28 anos, porque não conseguia conciliar com a minha vida profissional".
Agora, 15 anos depois de se ter dedicado à vida de empresário, Hugo Mota continua a orgulhar-se de ter sido campeão nacional em todos os escalões (até nos masters!) e de dezenas de internacionalizações - a maioria nas camadas jovens: "Ter participado num Mundial de juniores, no Egito, com dez mil pessoas num pavilhão, também foi marcante."
Passe Curto
Nome: Hugo Manuel Vaz Afonso Domingues Mota
Naturalidade: Braga
Idade: 44 anos (16/06/1973)
Clubes que representou: ABC, F. C. Porto, Águas Santas
Principal título: dois títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal, duas Supertaças