
Domingo Portugal joga a final do Euro 2016
Foto Abedin.taherkenareh
Portugal joga no domingo a segunda final da sua história em Europeus. Ronaldo esteve na de 2004, em Lisboa, e repete a chamada em Paris. Mas está longe de ser um novato em finais.
Corpo do artigo
Ronaldo tinha chegado a Inglaterra no início da época. O lendário "7" era dele quando disputou a primeira final da carreira. A poucas semanas do início do Euro 2004, o Manchester defrontou o Millwall na final da FA Cup. Marcou o primeiro golo, fez capas nos jornais ingleses e conquistou o primeiro troféu como sénior. A história do menino da Madeira começava a ser escrita.
Z0HeZVP4p4M
Também em 2004, Ronaldo marcou, de cabeça num canto, o primeiro golo de Portugal na meia-final. Portugal venceu a Holanda e carimbou a passagem à final, no estádio da Luz, contra a Grécia. Sobre essa final tudo foi escrito. Os gregos venceram por 1-0 e Ronaldo chorou no jogo de despedida de lendas como Rui Costa e Fernando Couto.
OG5u1uurPik
A final da Taça da Liga, em 2005, não correu da melhor forma. No jogo contra o Arsenal, o resultado chegou empatado aos 90 minutos. Um 0-0 que durou até ao final do prolongamento, obrigando as duas equipas a desempatarem o jogo através dos penáltis. Ronaldo disse "siiiim" no seu, mas o Manchester perdeu por 5-4.
fJYhvcpmawc
Estádio de Wembley, 26 de fevereiro de 2006. A data e o local do segundo troféu de Ronaldo ao serviço do Manchester United. O capitão de Portugal marcou um dos quatro golos com que o Manchester bateu o Wigan, na final da Carling Cup. A estrela da noite foi um outro jovem. Rooney bisou e foi o homem do encontro.
biDsuatAqmE
O Manchester United defrontou o Chelsea na final da FA Cup, em 2007. No final dos 90 minutos as duas equipas estavam empatadas 0-0. Um golo de Didier Drogba, no prolongamento, deu o troféu aos londrinos.
3e-0jLw_En0
A primeira final europeia por clubes chegou em maio de 2008. O Manchester United defrontou o Chelsea, em Moscovo. Cristiano Ronaldo marcou o golo do Manchester, mas o jogo acabou nas grande penalidades. O madeirense falhou o penálti, mas Van der Sar e o azar de John Terry deram a primeira Champions a Ronaldo.
Q73DrCIgvkM
No final de 2008, o Manchester United defrontou a Liga de Quito na final do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA. Ronaldo fez a assistência para o 1-0 de Rooney, resultado que não se alterou até ao final da partida.
DoMAMAmCQo0
Em mais uma final da Carling Cup, em março de 2009, o Manchester United jogou contra o Tottenham Hotspur. No desempate através da marcação de grandes penalidades, Cristiano Ronaldo não falhou o seu e o Manchester acabou por vencer.
9rfxQkdTk-s
Em maio de 2009, Ronaldo defrontou o Barcelona na segunda final da Liga dos Campeões da sua carreira. Ao contrário do que aconteceu no ano anterior, o United saiu derrotado por 2-0. Foi, aliás, o último jogo de Ronaldo com a camisola do Manchester United.
qTGTGnHIh6w
A primeira final de Cristiano Ronaldo com a camisola do Real Madrid aconteceu em 2011 e logo frente ao Barcelona de Messi. O jogo da final da Taça do Rei chegou aos 90 minutos com um empate a zero. No prolongamento, Cristiano Ronaldo marcou o golo do triunfo "merengue" e foi o homem do jogo.
qRJ7geWmNw0
A época 2012-2013 marca a segunda final da Taça do Rei para o Real Madrid. No derby madrileno contra o Atlético, Cristiano saiu derrotado por 2-1 e perdeu a hipótese alcançar o segundo troféu da carreira.
vpsgEq_oZVE
Em 2014, o Real Madrid disputou mais uma final da Taça do Rei. Desta feita, contra o Barcelona, no Mestalla. Ronaldo não jogou, mas o Real Madrid venceu por 2-1, com golos de Bale e Di Maria.
kJKS6cbGNJo
O regresso a uma final em Portugal aconteceu, precisamente, no local da derrota do Euro 2004. No jogo contra o Atlético de Madrid, na Luz, em maio de 2014, a equipa de Ronaldo levou a melhor e venceu por 4-1, após prolongamento. Ronaldo marcou um golo e recebeu o troféu das mãos de Cavaco Silva.
060fY1KxTcs
Em Marrocos, o jogador português alcançou o segundo troféu de campeão do mundo de clubes. Em dezembro de 2014, venceu o San Lorenzo, da Argentina, por 2-0, com golos de Bale e Sérgio Ramos.
sdyIwZd65RE
Na quarta final da Liga dos Campeões, em maio, Cristiano Ronaldo defrontou o Atlético de Madrid. Em Milão, o jogo foi decidido nos penáltis e Ronaldo bateu o último, que deu a décima primeira Champions ao Real Madrid.
0qkwjRVKTFY
No domingo, Portugal joga a final do Euro 2016. Ronaldo joga a segunda final pela seleção e Portugal pode atingir o primeiro título europeu.
