A UEFA apresentou esta quarta-feira as bolas para a Liga dos Campeões desta temporada, que apresentam um design novo e várias tecnologias para ajudar na perfomance em campo.
Corpo do artigo
Os novos modelos fazem uma homenagem ao céu noturno e ao espaço sideral no torneio masculino, enquanto que na vertente feminina a bola é inspirada na aurora boreal. As estrelas representam o caminho para Budapeste e Oslo, cidades anfitriãs das respetivas finais em maio de 2026.
Estas bolas utilizam poliéster reciclado, tintas à base de água e, pela primeira vez, uma maior percentagem de materiais de origem biológica, como fibras de milho, cana-de-açúcar, polpa de madeira e borracha natural, sendo mais sustentáveis.
As novas bolas oficiais foram testadas em túneis de vento e trazem várias inovações. A superfície PRISMA, com relevo especial, melhora a precisão e o efeito nos remates, enquanto o revestimento texturizado garante melhor aderência e controlo. A construção é sem costuras e selada a quente, o que aumenta a durabilidade.
No interior, destacam-se o núcleo CTR-CORE, que mantém a estabilidade da bola, e uma bexiga ecológica de borracha natural renovável. A carcaça em tecido de poliéster de dupla camada dá-lhe resistência e ajuda a manter a forma.
O sorteio para a fase de liga da competição será realizado nesta quinta-feira, após terminados os play-offs.