Rafael Nadal terminou a carreira como tenista aos 38 anos e abraça agora uma vida de empreendedorismo. O espanhol tem vários negócios em diversas áreas e conta com um património líquido de 310 milhões de euros.
Corpo do artigo
A carreira enquanto tenista pode ter terminado, mas Rafael Nadal tem um plano para o futuro fora do desporto e bem traçado. O espanhol conta com um património líquido de 310 milhões de euros e tem negócios ligados ao ténis, hotelaria, imobiliário e energias renováveis, segundo o jornal "El Mundo", o que lhe dá um grande suporte financeiro e também vai mantê-lo ocupado como empresário.
O ténis estará para sempre ligado à vida de Nadal. O espanhol criou duas escolas - a Rafa Nadal Academy by Movistar e a Rafa Nadal Sports Centre, para garantir que os jovens tenham acesso ao ensino desportivo e possam construir uma carreira à imagem de um dos melhores tenistas de sempre.
Mas nem tudo é desporto e Nadal tem investimentos em 18 imóveis em Maiorca, de onde é natural, Barcelona e Madrid, avaliados em cerca de 26 milhões de euros, de acordo com informações publicadas pelo jornal "El Mundo", em 2021. É ainda proprietário do grupo Tatel, que gere negócios na restauração e na hotelaria. No ano passado, em parceria com o grupo Meliá apresentou uma nova marca de resorts, a Zel, que tem uma rede em Maiorca. Também tem uma rede hoteleira perto de Barcelona, uma zona muito ligada ao turismo.
Diversificando ainda mais os investimentos, Nadal possui sete empresas ligadas às energias renováveis, num projeto em conjunto com o empresário Mascaró Gomila. Agora, é muito provável que o império de Rafael Nadal possa vir a crescer, até porque terá tempo para se dedicar a todas as atividades empresariais.
Todo este império foi alcançado à custa do dinheiro que ganhou enquanto tenista profissional. Em agosto, a revista Forbes publicou uma lista dos dez tenis mais bem pagos do mundo no último ano e Rafael Nadal tinha ganho 23,3 milhões de euros.