<p>São vários os jogadores portistas que ainda não venceram o Benfica. Meia equipa do F. C. Porto, entre os previsíveis titulares do próximo domingo, tem, na Taça da Liga, o aliciante de poder derrotar, pela primeira vez, um onze benfiquista.</p>
Corpo do artigo
O último triunfo do F. C. Porto defronte do Benfica aconteceu há duas épocas. Em Abril de 2008, os dragões bateram as águias por 2-0, com um bis de Lisandro. Dessa equipa restam Bruno Alves, Mariano, Raul Meireles, Fucile e Helton. Mais Farías, como suplente utilizado.
De então para cá, com dois empates na época passada (1-1, no Dragão e na Luz) e uma derrota, esta temporada, na primeira volta (1-0, golo de Saviola), não há registo de êxitos portistas. As contas são fáceis de fazer. Alinhando o F. C. Porto com este onze - Nuno, Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Fernando, Raul Meireles, Rúben Micael, Rodríguez, Varela e Falcao -, meia equipa ainda não experimentou o sabor da vitória diante do grande rival de sempre. Esse poderá ser mais um acicate, do lado das tropas de Jesualdo Ferreira.
Estão neste lote, todos em ano de estreia no Dragão, Miguel Lopes (ex-Rio Ave), Álvaro Pereira (ex-Cluj), Varela (ex-Estrela da Amadora) e Falcao (ex-River Plate). A estes juntam-se Fernando e Rodríguez, que transitam da última época. A possível equipa titular de domingo fica preenchida com a inclusão de Rolando, Rúben Micael e de Nuno. Este trio já derrotou os encarnados com outras camisolas. Rolando saiu vitorioso no Belenenses-Benfica, de 2007/08 (1-0, golo do agora benfiquista Weldon); Rúben Micael e Maicon triunfaram no Nacional-Benfica, de 2008/09 (3-1); e Nuno foi o dono da baliza vimaranense no Benfica-Guimarães, de 1994/95 (1-3). Neste último jogo, em Março de 1995, Nuno era treinado por Quinito, que ganhou, na eficácia, a um adversário que incluía Paulo Bento e tinha Artur Jorge a timoneiro.
Também Beto, possível suplente no Algarve, dada a lesão de Helton, ganhou por outro clube. Foi na Taça de Portugal, pelo Leixões e no desempate por penáltis, do qual saiu em ombros, como herói.
Percorrendo o actual plantel, há depois um rol de futebolistas ainda sem sucessos diante das águias. Até Hulk, por enquanto castigado pela Liga, não acertou em cheio nas redes encarnadas. À excepção de Tomás Costa e de Guarín, todos cumprem o primeiro ano no F.C. Porto. Asaber: Belluschi, Valeri, Orlando Sá e Nuno André Coelho.