A sexta jornada da fase de grupos da Liga Europa de futebol servirá para Sporting, Académica e Marítimo cumprirem calendário, depois de esta quinta-feira todos terem sido eliminados, ao não conseguiram vencer os seus compromissos.
Corpo do artigo
A imagem mais "negra" foi dada pelo Sporting, batido na Suíça por claros 3-0, o que o impede de sair do último lugar do grupo G, quaisquer que sejam os resultados da última jornada, a 06 de dezembro.
Marítimo, que empatou no St. James Park, em Newcastle, 1-1, para o Grupo D, e Académica, que empatou em casa pela mesma marca com o Viktoria Plzen, para o grupo B, já não podem passar do terceiro lugar e também sabem que não avançam para a fase dos 16 avos de final.
A crise continua instalada no balneário sportinguista, que na Europa ainda tem pior registo que a nível interno, com dois empates e três derrotas e uma diferença de golos de 2-9.
Schar (29 minutos), Stocker (67) e Degen (71) construiram o resultado, com o Sporting a perder pela primeira vez numa deslocação a Basileia - há quatro e três anos contabilizou vitórias.
O "impensável" quarto e último lugar do grupo G, considerado acessível, aí está e nem uma vitória caseira sobre o Videoton altera o quadro.
O Genk ganhou na Hungria, por 1-0, e vence o grupo com 11 pontos, enquanto que Basileia (oito) e Videoton (seis) esperam mais duas semanas para saber qual é o seu futuro.
Boa imagem deixou o Marítimo no campo do Newcastle, chegando a dar a ideia de que poderia ter atingido a vitória, depois de Fidelis ter empatado, aos 79 minutos. Os ingleses lideravam desde o minuto 23, golo de Marveaux.
Mesmo que perdesse, o Newcastle apurava-se, já que no outro jogo do grupo D, o Bordéus ganhava por 2-1 em Bruges.
O Bordéus, com 10 pontos, e o Newcastle, com 9, decidem entre si na última jornada quem ganha o grupo. Marítimo, com 3, e Bruges, com 5, lutam pela fuga ao último lugar.
A Académida despede-se da Liga Europa sem perder em Coimbra, fechando a série de jogos caseiros com 1-1 com o Viktoria Plzen. Volvidos quatro décadas, o regresso às competições europeias fica com nota positiva, desde já.
O ex-sportinguista Horvat marcou aos 50 e Edinho empatou aos 88 - ambos os golos de grande penalidade.
O Atletico Madrid ganha o grupo B, com 12 pontos, depois de bater o Hapoel Telavive por 1-0, e o Plzen é segundo, com 10.
Os "estudantes" ficam-se pelo terceiro lugar - têm 5 pontos e podem chegar aos 8, se ganharem em Israel ao Hapoel, o mais fraco do grupo e que só somou um ponto com o empate em Coimbra.
No grupo A, o histórico Liverpool permitiu um empate em casa com o Young Boys e ainda não está apurado, ao contrário do Anzhi.
Marselha e Borussia Dortmund passam no grupo C, Dnipro e Nápoles no grupo F e Inter Milão e Rubin Kazan no grupo H.
No grupo E, o Steaua é primeiro, mesmo sendo goleado em casa por 5-1 pelo Estugarda. Os alemães, com 8 pontos, ainda não estão seguros, já que o Copenhaga vem logo atrás, com 7.
Tudo resolvido também no grupo I (passam Lyon e Sparta Praga), K (Leverkusen e Metalist) e L (Hannover e Levante).
André Villas-Boas vai para a última ronda do grupo J ainda ser ter qualificado o Tottenham, que agora vai receber o Panathinaikos para um jogo que "vale um bilhete", quando a Lazio já conseguiu o seu "salvamento" hoje, após o "nulo" com os ingleses.