Competições feminina e de paraciclismo integraram o primeiro dia do Grande Prémio JN. Mais de 200 ciclistas.
Corpo do artigo
O primeiro dia do Grande Prémio JN foi a verdadeira festa do ciclismo, numa celebração do desporto inclusivo, que juntou à principal prova masculina uma competição de ciclismo feminino e outra de paraciclismo. Ao todo foram mais de 200 atletas que se juntaram no ponto de partida da prova, em Albergaria-a-Velha, onde o mote foi dado pela prova feminina, que também coincidiu com a 5.ª Taça de Portugal da categoria.
Na elite feminina, Vera Vilaça (Massi Tactic) esteve em destaque, ao ser a mais rápida da prova a percorrer as cinco voltas ao circuito, num total de 89,2 quilómetros. No entanto, a Taça de Portugal acabou ser arrecada por Cristiana Valente, que foi sexta classificada na prova, resultado suficiente para segurar o primeiro lugar do ranking, com 177 pontos, e juntar a conquista da Taça de Portugal ao título de campeã nacional.
Nas restantes categorias femininas, Beatriz Roxo (Cantabria Deporte/RíoMiera) foi a primeira a cortar a meta nas sub-23, Marta Carvalho(Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) venceu em juniores, Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Gale/Etopi) em cadetes, Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) em masters 40 e Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) em masters 50.
“Estamos muito contentes por esta grande promoção do ciclismo feminino feita pelo JN. Esperamos que, para o ano, a prova tenha mais dias e mais etapas”, disse, no final da prova, Cristina Azevedo, diretora da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Depois da entrega dos respetivos troféus às atletas femininas, e da partida dos atletas masculinos, o centro de Albergaria-a-Velha transformou-se num circuito de 2,2 km para os atletas do paraciclismo, numa prova que teve 12 categorias diferentes, mas onde todos tiveram de competir durante uma hora, mais três voltas ao circuito.
Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) foi o vencedor em C2, enquantoque Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu em C3. JoãoMonteiro (Paredes/Fortunna) celebrou em C4, e Miguel Pacheco(Academia Efapel de Ciclismo) venceu em C5. Na categoria D, André Soares (Academia Efapel de Ciclismo) foi o mais rápido, enquanto em H3, João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão) foi o vencedor. Em H4, o mais rápido foi Flávio Pacheco.
A correr sem adversários nas respetivas categorias, Sérgio Gomes, em H2, Luís Gomes, em H5, Felismina Gomes, em H5 feminina, Ana Silva, em B feminina, e André Dias, em B masculino, também subiram ao pódio. Este dia de celebração do ciclismo tem prometida reedição já no próximo ano, promovido pelo JN.
António Loureiro - Pres. Câmara Albergaria-a-Velha
“Parabéns ao JN por este grande evento que celebrou o desporto e o ciclismo para todos, nas estradas do concelho”
Edson Santos - Vice-Pres. Câmara Âgueda
“Sendo a capital da bicicleta, temos de continuar a apoiar grandes eventos de ciclismo como este feito pelo JN”
João Paulo Correia - Secretário Estado do Desporto
“Felicito o JN por trazer para a estrada uma das populares modalidades do nosso desporto e com formato inclusivo”