Rendimento no Brasileirão é o pior desde que o treinador Abel Ferrreira chegou ao clube em novembro de 2020.
Corpo do artigo
Não é um bom começo para o Palmeiras, de Abel Ferreira, no Brasileirão deste ano. O Verdão regista o pior arranque no certame desde que o português chegou para comandar o clube. Nestes 12 primeiros jogos, o técnico soma seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Um aproveitamento de 61%.
A pior marca anterior foi ainda no começo do treinador à frente da equipa brasileira. Em 2020, quando Abel chegou ao Palmeiras em novembro, ao fim de 12 jogos, o Verdão teve sete vitórias, dois empates e três derrotas, com um aproveitamento de 64%. O melhor arranque deu-se em 2021, quando após 12 jogos, o clube “alviverde” alcançou nove vitórias, um empate e duas derrotas. Um aproveitamento de 78%.
Alguns fatores que podem explicar o começo abaixo do Palmeiras de Abel Ferreira são a saída de jogadores importantes da equipa e a maior inconsistência defensiva. Os médios Gustavo Scarpa, que foi eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2022, e Danilo, deixaram o Brasil rumo à Liga inglesa, onde atualmente defendem o Nottingham Forest.
Na atual época, a equipa de Abel Ferreira sofreu 10 golos nas 12 primeiras rondas do Brasileirão, é a segunda pior marca desde que chegou ao clube, atrás apenas de 2021 quando, a esta altura, o Palmeiras havia sofrido 12 tentos. A saída de Danilo é uma das principais razões pela queda do rendimento defensivo. O médio, de 22 anos, era o jogador de meio-campo defensivo do Verdão e Abel tem tido dificuldades de encontrar uma solução para suprir a perda do jovem.
No ataque, o Palmeiras marcou apenas um golo a menos que no campeonato de 2022 até à ronda 12. Foram 23 golos no ano anterior, frente a 22 na atual época. O médio Gustavo Scarpa teve grande participação na construção ofensiva no último ano, mas a subida de rendimento de Raphael Veiga frente ao último ano, consegue suprir a saída do jogador, de 29 anos. A contratação de Artur junto ao Red Bull Bragantino também foi feita a pensar na substituição de Scarpa.
O próximo jogo do Palmeiras pelo Brasileirão é no domingo quando visita o Athletico Paranaense. Antes, porém o Verdão entra no relvado pela Taça Libertadores onde enfrentará o Bolivar, da Bolívia, em São Paulo, na última partida da fase de grupos.