Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, reagiu à polémica que se instaurou no Brasil após ter usado na sala de conferências a expressão "uma equipa de índios". O técnico português assumiu o erro e aproveitou para deixar uma mensagem ao público no geral.
Corpo do artigo
Após a vitória sobre o Atlético Goianense, por 3-1, Abel Ferreira analisou o desafio na sala de conferências. Na reação, o técnico português teve um momento infeliz, ao utilizar a expressão "equipa de índios". A declaração teve uma gigantesca reação negativa, sendo, inclusivamente, chamado de xenofóbo.
"Isto não é uma equipa de índios. Há uma organização e dentro dessa organização há liberdade para eles criarem, para se ligarem e há princípios de jogo que temos. Um deles é o equilíbrio. O Aníbal é um desses pêndulos, esse motorzinho, que tem como tarefa não só ser a primeira cobertura, como também ligar jogo e pôr a equipa a jogar", afirmou o técnico português.
Entretanto, Abel Ferreira usou o Instagram para reconhecer o erro, repudiando qualquer ato de "preconceito e discriminação": "Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção", começou por dizer.
O técnico do Palmeiras refere, ainda, que todos devem fazer uma avaliação destas situações, "pensar e melhorar todos os dias". "Peço desculpa a todos e, em especial, às comunidades indígenas", comunicou.