
Leonel de Castro/Global Imagens
Portugal defronta o Irão esta segunda-feira, no último jogo da fase de grupos. A Seleção só precisa de empatar para passar aos oitavos de final, mas precisa de vencer e de marcar mais golos do que Espanha para chegar ao primeiro lugar do grupo.
Corpo do artigo
Caso Portugal fique em primeiro lugar do grupo B, vai defrontar a Rússia nos oitavos de final. A jogar em casa, os russos ficaram em segundo lugar no Grupo A, após a derrota, 3-0, com o Uruguai, que assim garantiu a liderança daquela série, com nove pontos, fruto de três vitórias.
Mais forte que a Rússia, em teoria, o Uruguai mostrou em campo, com a Rússia, que pode ser um osso duro de roer.
Assim, passou a ser ainda mais importante garantir o primeiro lugar do Grupo A. Vencendo a Rússia, nos oitavos de final, Portugal defrontaria o vencedor do jogo Croácia-Dinamarca nos quartos-de-final. Já nas meias-finais, a Seleção jogaria contra o vencedor do jogo Japão-Bélgica ou México-Suíça nas meias-finais.
Ficar em segundo lugar do grupo B significa defrontar adversários mais difíceis na caminhada até à final. Após os oitavos de final, a seleção jogaria contra o vencedor do jogo França-Nigéria/Argentina (o segundo lugar do grupo C ainda está por definir), nos quartos-de-final, e o vencedor do jogo Brasil-Alemanha ou Inglaterra-Senegal nas meias-finais.
No Euro 2016, do qual Portugal saiu Campeão da Europa, a equipa de Fernando Santos após ter ficado em terceiro lugar do Grupo F com três empates, beneficiou da colocação no quadrante mais fácil das fases finais, evitando os adversários teoricamente mais fortes, como a Alemanha, Itália, França e Inglaterra.
