Ao vencer em Guimarães, por 2-1, com golos de Diogo Valente e Edinho, a Académica garantiu a permanência entre os grandes do futebol nacional, relegando o Feirense, que perdeu com o Gil Vicente por 3-1, para a descida à 2.ª Liga.
Corpo do artigo
Com o triunfo frente aos vimaranenses e a derrota do Rio Ave na receção ao campeão F.C. Porto (5-2), a "briosa" somou 29 pontos e ascendeu ao 13.º lugar, ultrapassando os vila-condenses, enquanto o Feirense, que conquistou 25 pontos, foi novamente despromovido, tal como tinha ocorrido nas anteriores presenças entre os "grandes".
Em Barcelos, os fogaceiros estavam obrigados a vencer o Gil Vicente e esperar uma derrota da Académica para evitar a descida. Nem uma coisa nem outra. Perderam com o Gil Vicente, por 3-1, e acabaram o jogo em lágrimas pela despromoção.
A Académica é mesmo a grande vencedora da última jornada da Liga. Não só porque garantiu o primeiro objetivo da época, mas também porque assegurou um lugar na Liga Europa.
Nos restantes jogos, o Benfica foi vencer ao terreno do Vitória de Setúbal (3-1), a despromovida União de Leiria perdeu na receção ao Nacional (3-2), o Beira-Mar foi batido em Aveiro pelo Olhanense (2-1) e o Marítimo empatou na receção ao Paços de Ferreira (1-1). Ainda hoje, o Sporting recebe o Sporting de Braga, em jogo marcado para as 21:15.