O presidente da Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, agradeceu na madrugada de segunda-feira à Académica a "injeção" de energia que trouxe à cidade com a conquista da Taça de Portugal de futebol. Uma vitória que mostra que os pequenos podem vencer. "Nunca desistam", diz presidente do clube.
Corpo do artigo
O presidente da Académica, José Eduardo Simões, salientou que a conquista da Taça "é o exemplo de que com pouco dinheiro e poucas condições é possível vencer", mesmo nos momentos em que as conjunturas são desfavoráveis.
"Nunca desistam, é sempre possível vencer, pensem sempre nisso", sublinhou, em referência à crise e às condicionantes económicas que se vivem em Portugal. José Eduardo Simões falava no salão nobre do edifício da Câmara Municipal, onde o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo, recebeu a equipa, cerca da meia-noite de domingo, horas depois da vitória no Jamor, por 1-0, frente ao Sporting.
"Espero que este despertar da alma de Coimbra que hoje assistimos, seja canalizado em muitas coisas boas para a nossa cidade", disse João Paulo Barbosa de Melo, que considerou a conquista da Taça de Portugal, a segunda na história da Académica, como o momento mais marcante do seu mandato.
"É um dia que vai mudar a cidade. Depois do dia de hoje vai ser muita coisa diferente do que foi até hoje", acrescentou o edil, depois de ter aberto as portas dos Paços do Concelho à equipa da cidade, numa homenagem que teria lugar mesmo que a vitória não tivesse sorrido aos "estudantes".
A equipa da Académica foi recebida na madrugada de hoje por milhares de adeptos eufóricos, que se concentraram junto aos Paços do Concelho de Coimbra, num ambiente de grande festa que se estendia pelas ruas da Sofia e Olímpio Nicolau Fernandes.
Faltavam poucos minutos para a 01:00 hora quando os jogadores, equipa técnica e dirigentes da "Briosa" chegaram ao largo fronteiro ao edifício da Câmara Municipal, num autocarro descapotável, provocando uma enorme explosão de alegria, ao som cânticos e bombos, com bandeiras e cachecóis a agitarem-se no ar.
Já dentro dos Paços do Concelho, os estudantes da academia de Coimbra estenderam as capas negras para os "heróis" do Jamor entrarem e subirem ao varandim para acenar à multidão, enquanto no salão nobre o presidente do município destacava o êxito desportivo da equipa.
"Julgo que este reforçar do ânimo dos de Coimbra nos vai ajudar em muitos campos e vai ajudar a que a nossa cidade volte a ganhar confiança em si própria", sublinhou ainda João Paulo Barbosa de Melo.
Os atletas seguiram depois para a Praça da República, junto à sede da Associação Académica de Coimbra (AAC), onde uma multidão ainda maior os esperava para uma festa que se prolongou pela noite dentro.
A Académica, vencedora da primeira edição, em 1939, conquistou a Taça de Portugal na sua quinta presença na final, depois de ter estado no Jamor pela última vez em 1969.