Holdimo, um dos acionistas da SAD do Sporting, pede assembleia-geral e até pode apresentar candidato.
Corpo do artigo
9246620
O problema de Bruno de Carvalho é agora institucional. Depois do conflito com os jogadores, via Facebook, o presidente do Sporting está debaixo de fogo cerrado, com a Mesa da Assembleia-Geral, liderada por Jaime Marta Soares, a pretender levar a revogação do atual mandato dos órgãos sociais à deliberação dos sócios, informação confirmada pelo responsável à TSF, cumprindo assim a promessa feita em conversa com o JN, no passado sábado. Além disso, a Holdimo, empresa de Álvaro Sobrinho, que possui cerca de 30% do capital social da SAD, pediu uma assembleia-geral da sociedade, e num comunicado divulgado pela Lusa, observou que "o debate público sobre questões internas tem contribuído para uma exposição" que é "absolutamente dispensável e atentatória da melhor tradição da marca Sporting, com potencial prejuízo para os ativos da sociedade".
Os níveis de contestação interna chegaram a um ponto nunca sentido em Alvalade. Bruno de Carvalho é nesta altura um presidente cada vez mais isolado. Mas a turbulência até pode continuar a aumentar pois, nesta fase, o atual líder só abandonará de duas formas. Ou é afastado numa assembleia-geral extraordinária do clube. Ou sai pelo próprio pé, algo que, sabe o JN, esteve ontem a ser ponderado. No entanto, a decisão final estava longe de estar tomada. Aliás, ontem corria o rumor de que Bruno de Carvalho estaria a ponderar apresentar baixa psiquiátrica para poder afastar-se do universo leonino, enquanto mantém o cargo e dois terços do vencimento.
Voltando um pouco atrás, se Marta Soares concretizar a intenção prevista no ponto três do artigo 40.º dos Estatutos do Sporting, será convocada uma assembleia-geral extraordinária, na qual os sócios leoninos se irão pronunciar sobre a revogação do mandato do Conselho Diretivo (CD). E terá forçosamente de ser "convocada para data não posterior a 30 dias, contados da data em que haja sido requerida, nos termos dos presentes estatutos", pode ler-se no documento que regulamenta o clube verde e branco. A Mesa da Assembleia-Geral reuniu-se em Alvalade, mas o comunicado não foi tornado público antes do fecho da nossa edição.
De qualquer forma, a reunião magna extraordinária deverá ser uma realidade e caso os associados aprovem a demissão do CD liderado por Bruno de Carvalho - e para isso ocorrer será necessário a maioria absoluta dos votos dos sócios presentes na reunião magna - Jaime Marta Soares terá depois de agendar as eleições para uma data não posterior a 45 dias após a revogação do atual mandato do CD. E até ao sufrágio, mesmo que não se recandidate - um cenário provável, sabe o JN -, Bruno de Carvalho ficaria na mesma à frente do clube e da SAD.
Já nos bastidores, Pedro Madeira Rodrigues, candidato derrotado nas eleições de 2017, está atento aos desenvolvimentos. Bem como Bruno Conceição, sobrinho-neto de Travassos, um dos míticos Cinco Violinos. A Holdimo, sabe o JN, também está a preparar um candidato. A empresa de Sobrinho terá abordado informalmente Luís Figo, antiga glória dos leões e da seleção nacional. O melhor jogador do Mundo em 2001 é um produto da formação leonina e muito acarinhado em Alvalade.