
Adepto do Bayern apanhado a consumir "Wiesn Koks"
Foto: X
Adepto do Bayern apanhado a consumir "cocaína do prado", uma substância que está a tornar-se popular entre os germânicos.
Corpo do artigo
A "droga" da moda na Alemanha já chegou aos estádios de futebol. Durante o jogo de quarta-feira em Birmingham entre o Aston Villa e o Bayern de Munique, a contar para a segunda jornada da Champions, um adepto do clube bávaro foi apanhado pela transmissão televisiva a consumir o que tudo indica ser "Wiesn Koks", substância também conhecida na Alemanha como "cocaína do prado".
Esta droga, legal em solo germânico, caracteriza-se por ser um pó branco que mistura açúcar com mentol. A substância não provoca efeitos psicotrópicos nem alucinogénicos, apenas descongestiona o nariz, e o número de utilizadores tem aumentado nos últimos anos, especialmente na Baviera, onde é bastante popular na altura do festival "Oktoberfest".
Apesar de não ser proibida, a droga preocupa alguns médicos, que a consideram prejudicial para a saúde. Um especialista em farmacologia explicou ao jornal espanhpol "El Mundo" que uma inalação regular de "Wiesn Koks" irá causar feridas nos tecidos e nas fossas nasais.
"A inalação produzirá feridas nos tecidos, no septo, nas narinas e provocará ulcerações. Isto chega aos pulmões, que não estão preparados para acumular estas substâncias. Não importa que o açúcar e o mentol sejam inofensivos e legais. O importante é saber que as partículas de açúcar que se inalam ali são totalmente destrutivas para as vias nasais, uma zona com muitas bactérias", explicou Alberto Borobia.

